quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Transporte pensado a futuro (mundial)

fonte:http://thecityfixbrasil.com/2014/02/03/nova-campanha-global-quer-garantir-transporte-sustentavel-para-as-c

Nova campanha global quer garantir transporte sustentável para as cidades do mundo
Pssageiros desembarcando de um trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)
Por Holger Dalkmann
A sociedade humana tem muito a percorrer no setor de transportes. Transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.
Por isso é encorajador que alguns dos maiores representantes dessa causa tenham sido recentemente chamados à ação, de modo que as cidades e os sistemas de transporte possam crescer de forma sustentável. Duas semanas atrás, a EMBARQ, o centro de transporte sustentável e programa de desenvolvimento urbano do World Resources Institute (WRI), e o World Bank realizaram o Transforming Transportation com o apoio de um time de organizações parceiras. O evento de dois dias foi concluído com o anúncio da Transport Delivers, uma campanha global convidando lideranças nacionais e municipais para melhor inserir o transporte sustentável nas discussões diplomáticas a respeito do desenvolvimento e das mudanças climáticas em curso no planeta. Se os objetivos da campanha forem totalmente implementados, podemos estar diante de um divisor de águas para as cidades de hoje – assim como para as de amanhã.
Transport Delivers
A Transport Delivers, lançada pela Partnership on Sustainable Low Carbon Transport (SLoCaT), vai ajudar a criar e promover uma voz coletiva pelo transporte sustentável de baixo carbono que vai informar as decisões políticas tomadas pelo Grupo de Trabalho Aberto para as Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e as deliberações da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC). Dados os eventos previstos para os próximos anos – a Climate Summit 2014, comandada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; a definição das SDGs em 2015 em Paris; e a 20ª e a 21ª Conference of the Parties (COP) em Lima (2014) e Paris (2015) –, os próximos dois anos representam uma oportunidade fundamental para fixar o transporte no coração dos compromissos com o desenvolvimento e as mudanças climáticas.
A campanha Transport Delivers foi anunciada por Cornie Huizenga, convocador adjunto da SLoCaT. Uma vez que a construção de um futuro sustentável para a nossa sociedade e para nosso planeta requer uma estratégia dirigida, a Transport Delivers articulou quatro chamados de ação para acelerar a implementação de soluções de transporte sustentável – como transporte público, ciclovias e calçadas. Esses novos objetivos foram traçados em encontros voluntários durante a Conferência de Transporte Sustentável da Rio+20.
Transporte sustentável: políticas, financiamento e treinamento
A primeira ação proposta pela Transport Delivers envolve a criação de um projeto preparatório de assistência financeira. Um programa de assistência financeira, que poderia prover pelo menos 100 milhões de dólares entre 2014 e 2016, ajudaria a assegurar que projetos sustentáveis e de alta qualidade estarão disponíveis para financiamento por bancos de desenvolvimento. Esse plano tem por base o compromisso dos bancos multilaterais de desenvolvimento, anunciado no ano passado, de investir 175 bilhões em transporte sustentável nos países em desenvolvimento ao longo de dez anos.
A segunda ação envolve capacitação. A Transport Delivers propõe um esforço para treinar um milhão de profissionais nos próximos dez anos para trabalhar no setor de transporte sustentável. Enquanto esse esforço vai exigir uma coordenação entre os setores de transporte, acadêmico, privado e governamental, o impacto de disseminar campanhas educativas a respeito de transporte sustentável é vasto. Só em 2008, cinco milhões de diplomas universitários foram entregues nas áreas de ciência e engenharia em todo o mundo. Nós precisamos aproveitar essa oportunidade para aumentar a conscientização e a compreensão do transporte sustentável entre os milhões de pessoas já treinados, a fim de alcançar um público de tomadores de decisão e moradores urbanos ainda maior.
A terceira área de atuação diz respeito a um dos obstáculos mais comuns para a implementação de projetos de transporte sustentável – o financiamento. Um passo crucial para levantar fundos dedicados pelos bancos multilaterais de desenvolvimento – ou fontes alternativas de financiamento – é o estabelecimento, pelos países, de grupos governamentais dedicados ao monitoramento de finanças para o transporte sustentável. A Transport Deliveres procura encorajar dez países a estruturar processos para o financiamento de transporte sustentável com base em modelos existentes no Brasil, Colômbia, Índia e México. De qualquer forma, à luz de pesquisas recentes do WRI, nós precisamos também manter em mente o papel que o setor privado deve exercer no financiamento dos transportes. A pergunta de um trilhão de dólares, a primeira tentativa de quantificar os investimentos em transporte público e privado, revela que, globalmente, os investimentos em transporte particular ultrapassam em muito aqueles feitos no transporte público. Portanto, levantar recursos e atrair o investimento do setor privado são medidas fundamentais para redirecionar as verbas às soluções de transporte sustentável e de baixo carbono.
Finalmente, o quarto compromisso selado pela Transport Delivers convoca 100 países a se comprometerem com ações voluntárias adicionais, selecionando uma ou mais opções de um menu proposto pela SLoCaT, dividido em três áreas principais: melhoria de acesso, segurança viária e performance ambiental do transporte.
Em direção ao Post-2015 Framework for Global Action
Será necessária uma abordagem integrada para enfrentar os maiores desafios do mundo – urbanização sem precedentes, mudanças climáticas e pobreza. Ao passo que a Transport Delivers coloca em pauta ideias inspiradores, essas iniciativas são ainda apenas porpostas. O sucesso da campanha será medido na medida em que o transporte for integrado às discussões globais a respeito do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas. Aplicar integralmente as quatro metas da campanha pode ajudar a posicionar o transporte sustentável como um fator chave de oportunidades econômicas, maior qualidade de vida e sustentabilidade ambiental – especialmente nas cidades.
A Transport Delivers estabelece um patamar elevado para os objetivos ambiciosos anunciados no Transforming Transportation, mas o contexto da conferência do próximo ano será ainda mais animador.  O Transforming Transportation de 2015 será um momento único para avaliar o progresso da Transport Delivers, além de uma oportunidade final de reunir os principais especialistas à frente das discussões que irão moldar o curso da mudança para a sociedade humana. Espero ver você lá.
*
Tradução: TheCityFixBrasil
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/02/03/nova-campanha-global-quer-garantir-transporte-sustentavel-para-as-cidades-do-mundo/#sthash.f6j88bNY.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.