segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Caso real - Estou sempre em busca do novo

            Artigo para o Blog Misture Tudo -ESTOU SEMPRE EM BUSCA DO NOVO

                                       O gosto pelo desafio me fez um técnico, de nível ginasial, sempre em busca de novos cursos de aprofundamento de conhecimentos profissionais e também vigilância constante para outras oportunidades de trabalho, evoluindo da manutenção na indústria a desenhista das peças mecânicas, trocando sempre de local de trabalho assim que encontrava melhores funções. Sou Itamar, hoje com 60 anos, em uma nova relação de casamento faz cinco anos. O primeiro casamento se dissolveu quando eu tinha 45 anos, e fiquei muito tempo sozinho, sendo dono de casa também, curtindo meus dois filhos, e saboreando a chegada dos netos, que já são três, de 12, 9 e 2 anos. Como gosto de dança de salão, foi neste ambiente que encontrei nova parceira de vida, que já está comigo faz cinco anos. Profissionalmente, já estava aposentado também aos 45 (já eram 30 anos de trabalho), mas continuei empregado. Mas chegou um tempo de rotina, sem desafios para empregador e empregado, e senti que era a hora certa para uma mudança. Estruturei serviço de consultoria técnica, que vai até informatização de gerenciamento industrial. Já tenho propostas de trabalho que me deixam mais livre para a vida em família, que inclui pai de 84 anos e mãe de 80, que na antiga rotina não conseguia desfrutar. A qualidade de vida cresceu muito, eu ficava triste com as oportunidades perdidas em função de um horário de trabalho bastante rígido. Ainda quando empregado, negociei reposição de horário de trabalho para freqüentar a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas. Tinha um sonho de acesso a conhecimento de nível universitário que finalmente realizei.  Eles abordam temas relacionados a oito módulos: aspectos biológicos do envelhecimento, aspectos psicossociais da terceira idade, o idoso e sua situação sócio-econômica, a cultura na terceira idade, educação física, recreação e lazer, a organização político-social nesta fase da vida, propiciando vivências e estágios. Contamos ainda com conferências, palestras, minicursos, e oficinas de várias atividades, como Dança, Informática, Espanhol, Inglês, Teatro, Relações Interpessoais e Coral E ainda temos atividades complementares como passeios, excursões, ações solidárias, além da participação em eventos. É um banho de cultura, muito bem vindo, revaloriza toda a vida! Recomendo muito a todos os “idosos” interessados, temos algumas universidades da região que oferecem, são novas janelas de conhecimento que se abrem para o mundo, em três semestres, com freqüência de duas a três tardes, bons professores, mensalidade que cabia bem em meu bolso. São novos assuntos, novas idéias, novas pessoas, novos conhecimentos!O novo me move. Sempre. “Sinto-me nascido a cada momento/para a eterna novidade do mundo...” Fernando Pessoa.

            Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:      bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.