A artista plástica Mana Pontes é quem está à frente do projeto
A artista plástica Mana Pontes,58, é quem está à frente do projeto
Maya Santana
Se houvesse no Brasil mais pessoas com a disposição e a boa vontade da carioca Mana Pontes, 58, certamente o país estaria em outro estágio de desenvolvimento. Artista plástica, produtora cultural e empresária, que trabalha com comunidades artesãs, Mana está  empenhada no momento em  realizar com sucesso o belo projeto Caminho da Terra, com ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais carentes do país.
Depois de visitar durante dois anos núcleos de arte popular pelo país afora, a artista plástica, com formação na Itália – “Accademia  di  Bella  Arte  di  Roma” -,  deparou, em Minas,  no alto do Jequitinhonha, a 548 km de Belo Horizonte, com a Associação dos Artesãos de Minas Novas,  cujo sustento é retirado das peças  de  barro –  traço forte da cultura da região, hoje, um polo importante de artesanato. As integrantes da Associação são mulheres da área rural, que cuidam da casa e trabalham plantando milho, feijão, etc, durante o dia. À tardinha é que vão se dedicar ao artesanato.
Artesanato do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas
Artesanato do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas
Encantada com o trabalho destas mulheres e vendo as dificuldades que enfrentam para produzir e comercializar as peças, Mana procurou a ong Cies – Centro Integrado de Desenvolvimento Social – para uma parceria com a Multi Arte Brasil, onde trabalha, com o objetivo de elaborar o projeto. Submeteu-o  à Caixa Econômica Federal e conseguiu financiamento para melhorar as condições de trabalho dos artistas ligados à Associação. 
Com a equipe do Projeto Caminho da Terra
Com a equipe do Projeto Caminho da Terra
Juntamente com a sua equipe, que inclui a socióloga Alayde Mariani, os cineastas Pedro Pontes e Maria Paranagua,  também é educadora, o fotógrafo Felipe Costa e o designer Zeca Pontes , Mana está executando o projeto, que prevê entre outras ações:
Construção de um  forno  coletivo  na  sede  da  Associação;  instalação de um computador e uma impressora no local; Melhoria  no  espaço  de  trabalho  individual  equipando  com  mobiliário  adequado; Levar  noções  de  sustentabilidade  na  utilização  da  matéria  prima  e  do  manejo; Criação  de  um site  para  a  divulgação  e  venda  dos  produtos; e proposta de novos produtos para comercialização. 
Mana Pontes e a socióloga Alayde Mariani com alguns membros da Associação de Minas Novas
Mana Pontes e a socióloga Alayde Mariani com alguns membros da Associação
O que o projeto capitaneado por Mana propõe é fortalecer a atividade artesanal naquela comunidade, através da produção coletiva. Assim, serão criados laços entre os artesãos facilitando as trocas de conhecimento nos encontros e oficinas, sobretudo entre as mulheres mais velhas e as jovens, de forma a perpetuar e, ao mesmo tempo, renovar a tradição ceramista local. O projeto, em suas várias etapas, será todo documentado, para a posterior produção de um documentário sobre a experiência.