segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mais inclusão bem sucedida - bom trabalho dos pais! (Down)

FONTE: http://sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=4482

Jovem com Down passa em 1. no vestibular da IFMA: sem limites!

     
  • PDF
 

Foto: O Estado
O adolescente Genilson Protásio Filho é a prova de que as algumas limitações impostas aos portadores da Down podem sim ser superadas.
O jovem foi aprovado em primeiro lugar, no sistema de cotas para portadores de deficiência e este mês ingressou no curso de técnico em informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Genilson se tornou o primeiro estudante portador de Síndrome de Down da instituição.
A escolha do curso e a decisão de participar do seletivo foram do próprio estudante. Ele não escolheu a formação por acaso.
Desde criança, o adolescente demonstrou facilidade com jogos eletrônicos e informática, tanto que a família deu um computador para ele e agora lhe comprará um tablet, que é necessário para o curso do IFMA.
“Eu sempre gostei de mexer em máquinas, de desmontar os brinquedos para saber como eles funcionam”, disse Genilson Filho ao Estado.
“A gente percebeu desde cedo que ele gostava e tinha habilidade em informática, mas nós também sempre o incentivamos, tanto que compramos um computar e demos um celular”, diz Rosanilce Ribeiro, mãe do estudante.
Foi a direção da Escola Educar - percebendo as habilidades de Genilson para a área, já que no 9º ano ele participou da turma de robótica - que sugeriu à família que o estudante prestasse seletivo para uma instituição de ensino que também oferecesse curso técnico.
“Eu fiquei na dúvida de onde matriculá-lo, pensei até em colocá-lo em alguma escola privada, mas conversamos com ele e ele escolheu fazer técnico em informática no IFMA”, conta Rosanilce.
Aos 17 anos, Genilson Filho é um adolescente comum, apesar das suas limitações.
A prova
No dia do seletivo, ele teve uma hora a mais para responder às questões e contou com o auxílio de um “ledor para poder preencher o gabarito da prova.
Perfil Genilson Filho é um adolescente introspectivo e em seus momentos de lazer gosta de ficar em casa jogando videogame, mas, junto com a família, ele participa de atividades que promovem a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência.
No ano passado, ele foi eleito presidente da Juventude do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, em São Luís, movimento iniciado pelos seus pais após o seu nascimento, e participa de diversos eventos pelo estado.
No mês passado, ele acompanhou o pai ao interior do estado, onde foi implantado mais um conselho municipal.
Estímulo e incentivo
Especialistas destacam que não existem graus de síndrome de Down.
O desenvolvimento dos indivíduos com a trissomia está intimamente relacionado ao estímulo e incentivo que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida.
E o apoio dos pais foi fundamental para que Genilson Filho pudesse desenvolver suas habilidades.
“Genilson nasceu de oito meses. Quando ele nasceu, a gente não sabia nada sobre Down, mas os médicos sempre disseram que Genilson podia ter um desenvolvimento normal, então nós procuramos entender o era a síndrome”, conta Rosanilce Robeiro.
Descoberta
O primeiro contato da família com alguma fonte de informação fora dos consultórios médicos foi por meio do livro Muito prazer, eu existo, de Claudia Werneck, o primeiro livro escrito no Brasil sobre síndrome de Down para leigos.
Então, em 1998, quando Genilson tinha apenas 2 anos, a família começou a participar de fóruns, eventos e congressos.
“Eu fui a um congresso em Brasília e vi muitos portadores de Down fazendo dança, teatro e uma série de outras atividades comuns, então eu disse que queria que meu filho fosse uma criança como todas as outras”, lembra Rosanilce Ribeiro.
Causa
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo.
Isso ocorre na hora da concepção de uma criança.
As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população.
Entre as características físicas associadas à síndrome de Down estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual.
A intensidade de cada um desses aspectos varia de pessoa para pessoa e não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual.
Também é importante destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura.
Com informações de O Estado do Maranhão.Leia também:
- See more at: http://sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=4482#sthash.zdkojAD7.ySi4kys7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.