quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aos 28 venceu o câncer cinco vezes e tem espaço emocional para os outros seres humanos

Fonte: http://sonoticiaboa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4452:rapaz-de-28-anos-venceu

Rapaz de 28 anos venceu o câncer 5 vezes! Ele não desiste! Assista

  • PDF
 
jose_jance_cabeludo
Foto: Facebook/reprodução
Esta é mais do que uma história de superação. É uma lição de amor a si e ao próximo.
José Jance Marques, de 28 anos, impressiona pela sorte e pela força de vontade de lutar contra o câncer.
O guerreiro de Brasília venceu 5 vezes a doença: teve dois melanomas no peito, uma metástase no coração, um tumor no cérebro e uma leucemia. 
Foram tantas visitas a médicos, que ele ficou famoso nos corredores de oncologia dos principais centros de tratamento contra o câncer em Brasília e em São Paulo.
José Jance é portador de uma anomalia genética que acelera o crescimento celular e desencadeia tumores em várias partes do corpo.
“Há cinco anos fui diagnosticado com esse problema genético e, desde então, faço acompanhamento em um centro de referência em Brasília”, relata. 
jose_jance_raspa
Histórico 
O primeiro tumor, um câncer de pele (melanoma) no peito, surgiu quando ele ainda tinha 19 anos.
Dois anos depois, o primeiro tumor voltou, mas aí no coração.. O jovem foi buscar ajuda do Ministério Público para conseguir um tratamento adequado e gratuito em hospitais particulares, já que os hospitais públicos agendavam a primeira consulta para mais de 8 meses depois do diagnóstico. 
O terceiro tumor surgiu em seguida, em 2009, na forma de outro melanoma no peito.
“Nesse momento, já fui procurar ajuda especializada em São Paulo e descobri o problema genético que me acomete”, lembra.
O tratamento do terceiro tumor foi mais rápido, contando apenas com a cirurgia de extração do câncer. 
Em 2011, sugiu um novo tumor, dessa vez no cérebro.
“Como já tinha a previsão que esse diagnóstico era possível, contratei um plano de saúde um ano antes. Fiz todos os exames preventivos e mudei meus hábitos para minimizar os riscos”, recorda o rapaz.
Em 2013, já com acompanhamento intenso dos médicos, o jovem brasiliense foi diagnosticado com leucemia. Foram necessários 9 meses de quimioterapia e um transplante de medula para curar esse câncer na medula óssea.
“Tive a sorte de achar um doador compatível bem rápido. Fiz, com a ajuda dos meus amigos, uma campanha no Facebook para estimular a doação de medulas ósseas e contei com o apoio de muita gente, inclusive desconhecidos”, lembra. 
jose_jance_terno
Volta por cima
José Jance Marques não se deixou abater.
Mesmo doente foi estudar para alcançar bolsas de estudo.
Se formou em comunicação com a ajuda do ProUni e fez mestrado na Universidade de Tóquio. 
Hoje ele é relaçoes píblicas e jornalista, mestre em comunicação corporativa pela Universidade de Tokyo e trabalha como assessor de comunicação de um parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília.
Ajudar o próximo
Depois de tudo o que viveu, Jance passou a participar das atividades da Casa de Apoio às Pessoas com Câncer – Capec, uma organização sem fins lucrativos criada para apoiar atividades de combate ao câncer. A ONG trabalha na captação de recursos e gestão de projetos sociais, que asseguram melhor qualidade de vida às pessoas portadoras de câncer, como também seus familiares durante a luta contra a doença.
De onde vem tanta força? - Perguntou o SóNotíciaBoa a José, pelo Facebook.
"Pode parecer piegas, mas minha força vem dos amigos, do amor e da vontade de viver", respondeu o rapaz.
Jance não é de frequentar igrejas, nem segue religiões específicas.
Ele diz que seu contato é direto com Deus.
E não é de ficar enchendo Deus de pedidos:
"Eu sou mais racional. Eu costumo agradecer mais do que pedir. Eu recebo a notícia, digiro, planejo, reflito e traço minha estratégia de enfrentamento.
Ao passo que as coisas vão dando certo, vou percebendo a mão de Deus....e vou agradecendo", disse ao SóNotíciaBoa.=
"Eu não sou um cara religioso, mas tenho minhas crenças. Eu acredito em Deus e acho que cada um tem uma missão a cumprir aqui na Terra. Eu vejo esses tumores como uma missão já que (isso)  me permitiu ajudar os outros através da ONG e do grupo de pesquisa do Sirio".
Esperança
O jovem brasiliense sabe dos riscos de novos tumores mas diz estar preparado para enfrenta-los.
“Eu acredito que cada um de nós tem uma missão aqui na Terra. A minha talvez seja essa, de contribuir para o alívio do sofrimento alheio. Me desculpe se isso soa piegas, mas é algo que me conforta e que me dá coragem para enfrentar o que pode ainda vir”, declarou.
Com informações da Band, Jornal de Brasília e SnB. 
Assista a reportagem com Jose Jance no BandCidade DF, exibida dia 04/02/2014:
- See more at: http://sonoticiaboa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4452:rapaz-de-28-anos-venceu-o-cancer-5-vezes-ele-nao-desiste-assista&catid=49:rinaldo-de-oliveira&Itemid=123#sthash.Bl7dR6LU.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.