segunda-feira, 28 de abril de 2014

O desconforto que sentimos mostra esta necessidade

Fonte: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/18/cidade-ativa-habitos-saudaveis-a-partir-do-design-urbano/

Cidade Ativa: hábitos saudáveis a partir do design urbano
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/18/cidade-ativa-habitos-saudaveis-a-partir-do-design-urbano/#sthash.FBfS5tIn.dpuf




Criar condições para que as pessoas desenvolvam hábitos mais saudáveis, como a caminhada, é uma das diretrizes do movimento Active Design (Foto: Uol/Reprodução)
Muitos dos casos de doenças cardiovasculares, que lideram o ranking das causas de morte no mundo, matando 17 milhões por ano de acordo com a OMS, são decorrentes do estilo de vida que levamos hoje. Pressa, poluição, estresse, má alimentação e pouca ou nenhuma atividade física fazem parte da vida de milhões de brasileiros. O que nossas cidades têm a ver com isso? Como uma cidade pode contribuir – ou não – para que a população desenvolva um estilo de vida mais saudável?
O design urbano, a maneira como as cidades são pensadas, influencia significativamente o modo de vida das pessoas, e soluções inteligentes nesse setor podem ajudar a mudar os hábitos da população. Essa é a ideia por trás do Cidade Ativa, um projeto que promove o movimento active design nas cidades brasileiras, a fim de promover transformações no ambiente urbano que incentivem um estilo de vida mais ativo e saudável. 
O grupo é formado por especialistas das áreas de saúde, arquitetura, desenho e planejamento urbano e organiza palestras, workshops e sessões de treinamento para estudantes e profissionais com discussões sobre o tema. Por meio de parcerias com empresas e instituições, o Cidade Ativa busca disseminar o movimento do Active Design, a fim de implantar mudanças urbanas que propiciem hábitos mais saudáveis.
Nesta semana, o Cidade Ativa participou do Fit Cidades, promovido pela USP Cidades. Skye Duncan, consultora do Cidade Ativa e arquiteta do time de especialistas que tornou Nova York referência em atenção ao pedestre por meio do conceito Active Design, falou sobre os males decorrentes do sedentarismo e de maus hábitos alimentares e de como essas questões são influenciadas pela forma como as cidades foram construídas:
“O modo como vivemos nas nossas cidades influencia diretamente para que essas doenças aumentem. A maioria das nossas cidades foi construída sem sequer dar chance para o pedestre. Sem calçadas, sem locais apropriados para as pessoas. Isso as forçou a andar de carro ou ir para o meio da rua. É hora de mudar”, alerta.
E para mudar cada um pode contribuir à sua maneira. Em casa e no trabalho, usando as escadas e incentivando colegas e familiares a fazer o mesmo; deixando o carro em casa um dia ou estacionando a uma distância maior; desenvolvendo pequenos projetos para o prédio ou a vizinhança.
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/18/cidade-ativa-habitos-saudaveis-a-partir-do-design-urbano/#sthash.FBfS5tIn.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.