quarta-feira, 2 de abril de 2014

02/04 - Dia Mundial do autismo - Todo dia não podia ser dia de tudo e todos?

Fonte:http://www.pida.com.br/noticias/ver/artistas-e-atletas-aderem--campanha-sobre-autismo.html

Artistas e atletas aderem à campanha sobre autismo

Ator Paulo José estrela o vídeo Eu Gosto de Você, que tem ainda gravações individuais de estrelas da TV e do futebol

0
     0  0
    Por: PIDA
    publicada em: 2014-04-02 12:28:18 | Atualizada em: 2014-04-02 14:01:50
    O Instituto Priorit, centro de referência nacional para o tratamento de crianças e adolescentes autistas ganhou o apoio de artistas e atletas na campanha “Eu Gosto de Você”, para celebrar o 2 de abril, Dia Mundial do Autismo. O ator Paulo José estrela o vídeo principal, no qual as crianças assistidas pelo Instituto cantam a música “Velha Infância”, do grupo Tribalistas.
    A participação de pessoas com representatividade na sociedade civil é uma ação do Instituto Priorit para dar mais visibilidade à questão do autismo. Gravaram depoimentos individuais as atrizes Glória Pires, Rosamaria Murtinho, Ana Lima e Lizandra Souto, o humorista Helio de La Peña, os atores Mauro Mendonça, Gustavo Leão e Raphael Viana, além dos jogadores de futebol Leonardo Moura e Everton (ambos do Flamengo), Henrique (Botafogo) e o ex-jogador do Fluminense Edinho.
    “É muito bom contar com a sensibilidade dos artistas e atletas que abraçaram a causa do autismo e reconhecem a seriedade do nosso trabalho”, afirma a diretora do Priorit, Aline Kabarite. O principal vídeo da campanha é um instrumento para demonstrar como é o trabalho para a evolução dos meninos e meninas assistidas na instituição. “Entre as atividades oferecidas no Instituto Priorit estão a expressão corporal e o teatro. Fazer este vídeo com as crianças é uma oportunidade de estimular a criatividade e as habilidades sociais, ajudando ano tratamento”, completa a diretora.
    As terapias médicas convencionais aliadas às atividades lúdicas de grupo (dança, teatro, capoeira, entre outras) são fundamentais para o desenvolvimento e socialização. “O diagnóstico precoce é a melhor forma de melhorar o quadro clínico de uma criança autista, realizando um tratamento correto que desenvolva habilidades psicomotoras e sociais. O acompanhamento adequado permite que a criança autista possa torna-se um adulto bem sucedido”, completa Aline, que é fonoaudióloga e mestre em educação. Além da divulgação dos vídeos, o Instituto Priorit é um dos parceiros da Fundação Mundo Azul nos preparativos para a Caminhada pela Conscientização do Autismo, que ocorre no próximo domingo (06/03), na praia do Leblon. A atividade começa às 9h, na descida da Avenida Niemeyer, no Leblon, e termina em Ipanema.
    Confira os vídeos: 
    Paulo José - Eu Gosto de Você
    Hélio de La Peña - Eu Gosto de Você
    Rosamaria Murtinho - Eu Gosto de Você
    Gustavo Leão - Eu Gosto de Você
    Autismo 
    O autismo consiste em um conjunto de manifestações que alteram e afetam a capacidade de comunicação, socialização e comportamento. Estima-se que hoje no Brasil existam entre 400 e 600 mil pessoas com autismo.
    O Priorit foi fundado pelo pai de uma criança autista, o médico José Carlos Pitangueira, que usou a sua experiência para criar o espaço considerado ideal para o desenvolvimento da filha. O progresso de Carolina, 12 anos, já tem comprovação científica através da aplicação de questionários padronizados para o diagnóstico e monitoramento do autismo. O nome Priorit é abreviação de Programa Intensivo de Orientação e Terapia.


    - See more at: http://www.pida.com.br/noticias/ver/artistas-e-atletas-aderem--campanha-sobre-autismo.html#sthash.hCifvvAI.dpuf

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.