segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mais espaços físicos = mais espaços mentais e emocionais

Fonte:http://thecityfixbrasil.com/2014/04/14/houston-texas-ruas-fechadas-para-os-carros-e-abertas-para-as-pessoa

Ruas fechadas para os carros e abertas para as pessoas
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/14/houston-texas-ruas-fechadas-para-os-carros-e-abertas-para-as-pessoas/#sthash.yxOOeVOq.dpuf

A rua é das pessoas!
A cidade de Houston, no estado americano do Texas, lançou este mês o Sunday Streets HTX, uma iniciativa piloto para promover hábitos mais saudáveis entre a população da cidade. O projeto vai fechar as ruas White Oak, Westheimer e Washington/Market Square para os carros e abri-las para ciclistas e pedestres.
A primeira edição aconteceu no primeiro domingo de abril, em um dia nublado e chuvoso que não impediu as pessoas de ocuparem a rua.
Moradores ocupam a rua na primeira edição do SundayStreetsHTX (Foto: SundayStreetsHTX/Reprodução)
A iniciativa é parte do programa Go Healthy Houston, criado para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos moradores daquela que é a quarta maior cidade do Texas. O Sunday Streets é um passo em direção à criação de ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas usufruírem o espaço da rua, normalmente ocupado majoritariamente pelos carros.
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/14/houston-texas-ruas-fechadas-para-os-carros-e-abertas-para-as-pessoas/#sthash.yxOOeVOq.dpuf

Trata-se de uma oportunidade de ver – e viver – a cidade a partir de uma perspectiva diferente e, essencialmente, a uma velocidade mais baixa. E para ocupar a rua qualquer forma de participação é válida e bem-vinda: caminhadas, pedaladas, dança, música, arte urbana.
 Fotos: Emma Hoffman
Abrir as ruas para as pessoas cria ambientes mais saudáveis e convidativos à socialização e ao lazer. A ideia surgiu em Bogotá, na Colômbia, que há mais 30 anos promove iniciativas nesse sentido, e logo se espalhou. Estima-se que haja pelo menos 200 projetos em larga escala de Open Streets em todo o mundo atualmente. Nos Estados Unidos, contam-se 90 delas. A SundayStreets de Houston é mais uma e já tem as próximas edições marcadas para os primeiros domingos de maio e junho.
Fonte: Cities Today
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/04/14/houston-texas-ruas-fechadas-para-os-carros-e-abertas-para-as-pessoas/#sthash.yxOOeVOq.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.