quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ora...Seja uma delas!

Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/editoria.php?e=63

Mulher doa manjericão que planta para alegrar as pessoas

     
  • PDF
 

Foto: reprodução/Facebook
Há cerca de um ano, a produtora cultural e artesã Nonô Joris, 43, resolveu dedicar parte de seu tempo para deixar o dia de outras pessoas um pouquinho mais feliz.
E com uma atitude bem simples: ela oferece manjericão para quem passa perto da sua casa, em Porto Alegre (RS).
Tudo começou quando ela decidiu distribuir as folhas para outros moradores do bairro.
Nonô reuniu embalagens de suco, caixinhas de leite e outros vasinhos transitórios e os colocou em uma mureta na fachada de casa para que quem passasse, levasse as mudas.
Com o intuito de que os passantes soubessem que as plantas estavam ali para serem levadas, a produtora colocou no portão uma placa com a seguinte frase: “Pode levar mudas alegres de manjericão para deixar sua vida cheirosa.”
“Muita gente olhava a foto [na internet] e perguntava: ‘onde é? Também quero’. Mas eu não divulgo o endereço. O objetivo não era eu transformar a minha casa numa floricultura, mas sim mostrar que, com coisas muito simples, podemos fazer grandes transformações”, comenta Nonô.
Depois de publicar a foto nas redes sociais, ela diz ter se surpreendido com a repercussão.
“Todos elogiam e dizem coisas como: ‘O mundo precisa de mais pessoas assim’. Minha resposta é sempre: ora, seja uma delas.”
Tem fundamento
O manjericão é originário do Médio Oriente, Índia e região do mediterrâneo, mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo. Apareceu na Europa no séc. XVI.
Na Índia, é uma planta sagrada e é muito plantado nos templos onde é conhecido pelo nome de tulsi (ocymum demiflorum).
Esta era também uma planta simbólica para os antigos gregos e romanos que acreditavam que o manjericão continha poderes de reconciliação.
No Norte da Europa e no Haiti está associada ao amor.
Não há hoje aldeia grega onde não paire nos ares o doce perfume do basílica (ocymum minimum).
E ele não serve só para enfeitar mas também para cozinhar e dar sabor a pratos como a tradicional pizza.
Os gregos utilizam a planta também na entrada das casas como sinal de boas-vindas mas também para manter afastadas as moscas.
Saúde
Boa fonte de betacaroteno, um dos melhores aliados do seu bronzeado, esta planta diurética estimula o fígado e ajuda a combater insónias e dores menstruais.
E então? O manjericão da dona Nonô vai fazer as pessoas mais felizes ou não vai? rs
Com informações do Catraca Livre e Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.