quarta-feira, 9 de abril de 2014

Multa por não incluir e diferentes opiniões a respeito...

A profissional de inclusão Marta Gil nos enviou:

Dona da Gillette é processada em R$ 1 milhão por não contratar deficientes

Do UOL, em São Paulo
O MPT (Ministério Público do Trabalho) do Amazonas ajuizou ação civil pública contra a P&G do Brasil (dona de marcas como Gillette, Oral-B e Duracell) por descumprimento da Lei 8.213/1991, que estabelece cotas para a contratação de pessoas com deficiência.
A ação pede a condenação da empresa em R$ 1 milhão por dano moral coletivo.
Contatada pelo UOL, a P&G disse que ainda não foi notificada e que apesar de manter esforços para garantir a contratação e o aproveitamento dos deficientes, há escassez de profissionais com as qualificações necessárias para o preenchimento das vagas.
A companhia possui um quadro de 4.310 trabalhadores, sendo que 83 deles são deficientes ou reabilitados do sistema de seguridade social. Para cumprir o percentual de contratações previsto em lei (5%), seria necessário o ingresso de mais 132 pessoas com deficiência.
"A empresa não diz que está discriminando, mas não contrata as pessoas. Essa questão perpassa pela responsabilidade social da instituição de incluir, abraçar essa pessoa no mercado, dar formação e treinamentos", afirmou a procuradora do Trabalho Andrea da Rocha Carvalho Gondim.
Caso a justiça conceda os pedidos do MPT, a companhia será obrigada a contratar, em um prazo de 30 dias, profissionais em número suficiente para cumprir a cota legal. As determinações serão válidas tanto para a matriz, em Manaus (AM), como para as filiais localizadas nos Estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
Publico abaixo alguns comentários enviados, fazem pensar...
    • reizinho1010

      1 semanas atrás
      Nossa que multa pesada! No primeiro segundo do dia da empresa já será paga.patético.
    • Avatar de ACaetano

      ACaetano

      1 semanas atrás
      Desculpe. Mas é muito caro manter um cadeirante na minha empresa, não há incentivo do governo. E fala sério ser obrigado a contratar alguém na minha empresa..... Manda a multa ae....
    • Avatar de ACaetano

      ACaetano

      1 semanas atrás
      Desculpe. Mas é muito caro manter um cadeirante na minha empresa, não há incentivo do governo. E fala sério ser obrigado a contratar alguém na minha empresa..... Manda a multa ae....
    • Avatar de jeffersonteixeira

      jeffersonteixeira

      1 semanas atrás
      É o Estado impingindo ao setor produtivo aquilo que ele tem dever de fazer e não faz. Os órgãos públicos do governo estão isentos de cotas. Vergonhoso.
    • Avatar de cwbzangado

      cwbzangado

      1 semanas atrás
      Para resolver o problema de cotas - reduzir os encargos sobre folha de pagamento proporcionalmente as vagas abertas Acabar com a farra do boi pelo não pagamento de tributos - Faculdades (inclusive federal e estadual), Igrejas Evangélicas e Católica, Organizações Não Governamentais, Hospitais e outras entidades DEVERIAM pagar impostos como qualquer empresa e também receberem benefícios pelA obediência das regra das cotas. As cotas são justas, mas porque as empresas tem que bancar e o governo que as cria fica numa boa com os necessitados. Ainda temos as "mutretas" efetuadas pelos organismos de fiscalização.
    • Avatar de melo tijuca sc

      melo tijuca sc

      1 semanas atrás
      tando deficientes como reabilitados referente a multa é muito inferior ao porte da empresa, sorte dela não esta em sc pois tem que tirar o chapéu procuradora do trabalho em sc Parabéns Dulce
    • Avatar de Sumyk

      Sumyk

      1 semanas atrás
      Tenho um cliente que mantém uma rede de escolas em SP que, para cumpri a lei de cotas de deficientes, é obrigada a contratar pessoas com síndrome de down somente para brincar com os alunos. Cargos desnecessários e que oneram a população obrigada a pagar as mensalidades.
      • Responder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.