quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4770

CRIATIVIDADE LINDA!

Neto larga emprego para cuidar da avó com Alzheimer: amor

     
  • PDF
 

Fotos: arquivo pessoal/reprodução
Por Rinaldo de Oliveira
Uma história que emociona pelo carinho, pela dedicação, pelo amor.
Um rapaz de 22 anos, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, trancou a faculdade de filosofia e largou seu trabalho na empresa que montou como jornalista, para cuidar da avó, com Alzheimer, 24 horas por dia.
Durante exatamente 1 ano eles viveram experiências únicas.
"Vovó sempre foi uma grande amiga, além de uma avó maravilhosa. Decidi fazer como ela, que abandonou o clube de terceira idade para cuidar de mim, quando nasci. Achei justo. Ela precisava de mim!”, contou Fernando Aguzzoli Peres ao SóNotíciaBoa, pelo Facebook.
O resultado de tanta dedicação?
"Acabamos soldando uma relação muito bonita e ela passou a ser minha melhor amiga, avó e filha!", diz o jovem.
“Dei banho, repreendi, fiz festa, escovei dentadura, botei pra dormir, preparei café da manhã, levei ao banheiro, expliquei que não havia monstros debaixo da cama e cumpri com todas as tarefas que um bom pai deve cumprir”, conta o rapaz.

Dona Nilva foi diagnosticada com Alzheimer há 6 anos e aos poucos ela foi levada para a casa dos pais de Fernando.
E em vez de mergulhar na tristeza, o rapaz decidiu virar o jogo:
"Cansei de ler tanta coisa negativa me empurrando pra longe do "problema". Se não há uma solução então vou criar minha própria! Foi assim que decidi gerar meu conteúdo e mostrar outra ótica dessa doença terrível", conta.
Fernando criou uma página no Facebook, chamada Vovó Nilva, onde mostra de forma simples e divertida frases e momentos vividos com a avó.
Em um mês mais de mil pessoas já haviam curtido a página. Hoje os seguidores já passam de 8 mil.

Eles compartilhavam seus casos com Fernando, que responde um a um.
"É importante vermos que não passamos por aquilo sozinho, mais importante ainda é percebermos que há uma forma menos dolorosa de passar por tudo isso", analisa.
Também para manter viva a memória da avó e ajudar familiares de portadores de Alzheimer a superar as dificuldades,
Fernando se prepara para lançar um livro em setembro.
"Vai emocionar, divertir e servir como guia de bordo pra quem passar por esse cotidiano com esses velhinhos lindos! Ele vai trazer nossa biografia, 70 diálogos e 40 questões médicas!", planeja.

Entre tantas frases que o neto guarda da avó, uma é especial pra ele:
"Ela costumava me dizer que o importante não são as coisas boas ou ruins que fazemos ao longo da vida, mas sim quantas pessoas multiplicam essas atitudes!
Infelizmente, Dona Nilva morreu há 4 meses, no dia 19 de dezembro, em decorrência de uma infecção urinária, pouco antes de completar 80 anos de idade
Saudade não falta no peito de Fernando, mas ele diz que seu sentimento maior é de: " Missão cumprida!"
Da redação do SóNotíciaBoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.