terça-feira, 29 de abril de 2014

Min ha deficiência não é maior que minha eficiência - Depoimento real


Não quero só receber, quero contribuir, produzir!

   Sou Alessandro,tenho 32 anos, uma filhinha de um ano, e não sei se ela tem, como eu “Osteogênesis imperfecta”. Chamam de ossos de vidro ou de cristal. Depois de seu nascimento soube que poderia ter feito orientação genética. Temos vários casos em família, de diferentes graus de gravidade. Nascemos com falhas em toda estrutura óssea,  tanto em tamanho como densidade. Fraturas acontecem espontaneamente, ou com movimentos bruscos, ou quedas e esbarrões . Minha primeira fratura aconteceu aos nove meses, no fêmur. Aos cinco anos na clavícula, e depois nos braços foram dezessete fraturas. Todas com dor.Ao todo calculo umas quarenta “quebraduras”. Cansei de ser engessado. Quando fraturava o braço direito escrevia com o esquerdo na escola. Na fratura seguinte alternava. Até uma professora, na segunda série dizer que não tinha jeito, melhor desistir. Não há cura, só cuidados – alimentação boa e exercícios sempre. Minha mãe conta que teve um trabalho imenso para que eu recebesse o benefício a que tenho direito do INSS. Consigo andar, devagar, mas consigo. Fiz o supletivo.Tentei cantar em uma banda, deu certo por um tempo. Fiz curso de assistente administrativo no PAT. Busquei trabalho, fiz várias entrevistas, mas todos os possíveis contratantes me aconselharam a não arriscar iniciar um trabalho – perderia um benefício já garantido para toda a vida. Só depois descobri que estávamos desinformados, hoje posso solicitar a suspensão do benefício durante dois anos, e se algo não der certo solicitar a reativação Agora volto à luta, quero trabalho! Tenho filhinha para criar, família para amar!Quero crescer com pessoa e provar que minha deficiência não é maior que minha eficiência!
. “Se há alguma sabedoria na minha vida, é saber esperar.” – José Saramago.
Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.