segunda-feira, 28 de abril de 2014

Estudiosos indicam mais frequente no futuro do que obesidade - Alzheimer

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4777

Cientistas revertem perda da memória provocada por Alzheimer

     
  • PDF
 

Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, conseguiram reverter, pela primeira vez, a perda de memória associada à doença de Alzheimer.
O sucesso veio através de um processo de terapia genética, feito numa amostra de ratinhos de laboratório, em fase inicial de Alzheimer
A novidade está sendo comemorada no meio científico como um importante passo para o tratamento da doença.
A pesquisa conseguiu determinar o mecanismo celular envolvido na consolidação da memória e, a partir daí, poderá desenvolver uma terapia genética que possa reverter a perda de memória.
O método
Os pesquisadores injetaram um gene no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória.
Este gene é capaz de produzir um tipo de proteína, bloqueada nos pacientes com Alzheimer - a Crtc 1.
Uma vez restaurada através desta terapia genética, esta proteína transmite os sinais essenciais para reativar os genes envolvidos na consolidação da memória a longo-prazo.
Para identificar esta proteína, os especialistas compararam a forma como este gene se expressava no hipocampo dos ratinhos transgenicamente modificados, que desenvolveram a doença.
Através dessa observação, os investigadores verificaram que os genes envolvidos na consolidação de memória coincidiam com aqueles que regulavam a Crtc 1. Uma alteração deles pode provocar perda de memória numa fase inicial da doença de Alzheimer.
"Quando a proteína Crtc 1 sofre algum tipo de mutação, os genes responsáveis pela sinapse, ou conexões entre neurônios no hipocampo, são desativados e o indivíduo acaba por perder as suas capacidades de memória", explica Carlos Saura, líder da pesquisa, em comunicado.
"Este estudo vem abrir portas a novas perspectivas terapêuticas preventivas e de tratamento da doença de Alzheimer", acredita.
Os resultados do estudo foram publicados nesta quarta-feira no 'The Journal of Neuroscience'.
Não foi divulgado em quanto tempo essa técnica poderá ser usada em seres humanos.
Com informações do Boas Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.