segunda-feira, 28 de julho de 2014

" A verdade é dura como o diamante, e delicada como a flor do pessegueiro". - Mahatma Ghandi

“Mãe! Isso já era. Hoje não é mais assim!”


   "Tenho quatro filhos praticamente adultos, e convivo com mais quatro, também adultos, filhos do casamento anterior de meu atual marido. Sou Fátima, de sessenta anos. Impossível não ter vontade de aconselhar um filho quando a sensação de desastre é iminente, existe vontade louca de poupar sofrimento, como se pudéssemos tirar as arestas e pontos escuros da vida. Nos encontros de família, comecei a escutar repetidamente a frase acima, e ficava magoada com meus presentes de experiência nas mãos, inúteis, não desejados...                
Precisava preservar a melhor relação possível, por mim, por eles, e mais ainda pelos queridos netos – quero todos sempre próximos e com uma boa experiência de relacionamento em família!                                                                                                      
Tenho o hábito de ao me deitar, fazer o balanço do dia, me perguntando o que aprendi, e o que devo desaprender. Passei por momentos complicados, como todo mundo passa, e a prática funciona como uma espécie de auto-cura para mim.  Desabafei também com amigos e amigas, e de repente veio a sugestão de uma postura mais leve, colocando meu pensamento diferente do que o do filho como uma alternativa de visão e não uma verdade definitiva – afinal um diamante, em seu brilho luminoso, tem mais de cinqüenta faces! A verdade também pode ser vista de vários ângulos.                 
Percebi que deveria respeitar mais, não me contrapor, no máximo, com gentileza plantar uma dúvida, com a delicadeza de quem mostra mais uma bela flor para ser vista, entre muitas. Mudei. Mais tarde, em meu sexagésimo aniversário, estes queridos filhos me presentearam com uma viagem para a Argentina, com marido incluído (ficou muito feliz). Na volta, ainda ganhei uma festa-surpresa!".

  “A verdade é dura como o diamante, e delicada como a flor do pessegueiro.” – Mahatma Ghandi. Caso real, Elizabeth Fritzsons da silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.