quarta-feira, 23 de julho de 2014

"Sem mêdo de ficar velha"

A história de uma "cuidadora"! e sua perspectiva pessoal quanto ao envelhecimento:


“SEM MÊDO DE FICAR VELHA”


Sou Hilda, com 43 anos. Trabalhei desde meus 14 anos, como conicaleira, vigilante e responsável pela portaria. Moro próxima da casa dos pais, sempre disponível para ambos. Minha mãe sofre com problemas em sua coluna, e não podia ajudar minha recém chegada avó, viúva, precisando em seu 94 anos de auxilio para se banhar, se vestir e se locomover. Havia fraturado o fêmur, e fez de mim uma cuidadora durante dez anos, com a regalia de morar em casa espaçosa. Digo isto porque hoje sou uma cuidadora profissional, e um dos idosos que atendo, com 83 anos, seis horas por dia, mora em prédio simples, popular. Penso que construtores e compradores de um imóvel destinado a moradia, não percebem que uma cadeira de rodas pode ser uma realidade próxima – que não atravessa portas estreitas. Podem precisar de uma cadeira de banho, pois as pernas já não conseguem sustentar o corpo por muitos minutos de pé – e ela não cabe no minúsculo Box do chuveiro, com sua perigosa porta de vidro, dificultando o acesso do idoso, quanto mais do cuidador para realizar a tarefa. Fico toda machucada, de tanto usar meu corpo como escudo de proteção. O assento sanitário, usado como cadeira de banho, é solução sem conforto para os envolvidos. Velhice e doença podem acontecer com todos, melhor pensar nisto antes de chegada a hora. Gosto muito do que faço, agora quero fazer curso na área e aprender mais. Sou casada, com um parceiro/sócio/amigo e temos dois abençoados filhos. Já percebi que é a filha a cuidadora. Caso fique velhinha, estou tranqüila para “caçar o meu canto” – um asilo, um lar de velhinhos, uma clínica. Meu trabalho me deixou preparada – sei o que esperar, e o que desfrutar neste tempo da vida.
“No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou o fim.” – Fernando Sabino. Caso real, Elizabeth Fritzsons da silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.