quarta-feira, 23 de julho de 2014

Nada sobre nós, sem nós!

Aplicativo ajuda deficientes visuais com o transporte coletivo

by Ricardo Shimosakai
Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphonesLuiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphones
Andar pela calçada, encontrar uma parada e identificar qual ônibus o levará para o local desejado. Para quem é deficiente visual, os obstáculos na hora de utilizar o transporte público são inúmeros. Mas, a partir desta terça-feira (13), quem não enxerga e precisa se locomover através de coletivos pela Região Metropolitana do Recife (RMR) terá uma ferramenta tecnológica como aliada. É que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), em parceria com a Cittati, lançou o aplicativo CittaBus Acessibilidade que informa, através de um dispositivo de voz, quais linhas passam em um determinado ponto e em quanto tempo um veículo específico chegará ao local desejado.
Para usar, basta que os interessados acessem a Google Play (Android) ou App Store (iOS). Com a ferramenta em mãos, o usuário poderá saber quais são os pontos próximos da sua localização. Através de um dispositivo de voz, o software lista todas as linhas que passam em uma parada e quando a linha de interesse for selecionada, o usuário só precisa tocar na tela para começar a monitorar o coletivo.
Para que nenhum detalhe fosse esquecido na hora de criar o aplicativo, a equipe da Cittati contou com a ajuda de Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor de 46 anos que é cego desde os 23. “Antes do aplicativo eu precisava ficar cerca de 20 minutos em uma parada esperando um ônibus. Agora, eu posso poupar meu tempo e entrar no coletivo sem precisar ficar perguntando o tempo todo qual ônibus está se aproximando da parada, já que ele emite um alerta dois minutos antes de o veículo chegar ao meu ponto”, explica o desenvolvedor.
versão atual do Cittabus, lançada em fevereiro, já avisa quais veículos são adaptados para cadeirantes. Com aproximadamente 60 mil downloads e dez empresas de transporte público cadastradas, o software engloba 70% da frota da Região Metropolitana do Recife (RMR), o que corresponde a 2.100 ônibus. Por enquanto, a ferramenta é disponibilizada apenas para o sistema operacional Android. Segundo a Cittati, responsável pelo desenvolvimento do serviço, os usuários de iOS vão receber o app ainda nesta semana.
Fonte: Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.