segunda-feira, 14 de julho de 2014

Acessibilidade - Pessoa com Deficiência Visual

MIT APRESENTA GADGET QUE LÊ QUALQUER TEXTO PARA CEGOS

Escrito por  Vida Digital 
Publicado em Tecnologia
 Segunda, 14 Julho 2014 08:02
    MIT apresenta gadget que lê qualquer texto para cegos

    Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, estão desenvolvendo um gadget de leitura para auxiliar deficientes visuais. O aparelho, chamado FingerReader, tem o formato de um anel e possui uma câmera que escaneia textos impressos e os converte em áudio.
    O sistema é capaz de fazer a conversão de textos de livros, revistas ou cardápios em tempo real. Para iniciar a "leitura", o usuário só precisa deslizar o anel sobre o texto. O gadget possui um sensor que vibra, caso o dispositivo se afaste do livro ou revista.
    Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o americano Jerry Berrier, de 62 anos, que nasceu cego, disse que o gadget FingerReader pode facilitar sua vida em atividades diárias. "Quando vou ao consultório médico, por exemplo, preciso assinar formulários que não consigo ler", explica.
    O protótipo do aparelho, que foi fabricado em uma impressora 3D, foi desenvolvido após três anos de pesquisa. A versão beta envolveu programação, experimentação de diferentes designs e também teste com um grupo de deficientes visuais.
    De acordo com Roy Shilkrot, cientista envolvido no desenvolvimento do aparelho, essa é uma versão preliminar do gadget. "Há ainda muito trabalho antes do lançamento para o consumidor", diz o pesquisador. De acordo com Shilkrot, agora será necessário adaptar o anel para textos em smartphones, tablets e e-reader.
    Confira no vídeo como funcionará o dispositivo:
    Lido 2 vezes
    Fonte: http://24horaspb.com/Portal/home/anunciantes/2013-09-11-07-13-14/item/5225-mit-apresenta-gadget-q

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.