quinta-feira, 17 de julho de 2014

Inspirador...

Saúde

Academia especializada em idosos faz sucesso em Manhattan

Resposável pelo estabelecimento trabalha para recuperar o equilíbrio, a mobilidade e a força dessa população

28/06/2014 | 02h40
Academia especializada em idosos faz sucesso em Manhattan Chang W. Lee/NYTNS
Idosas treinam na academia de Martin Luther King AddoFoto: Chang W. Lee / NYTNS
 

Com seus enormes músculos saltando da camiseta justa, Martin Luther King Addo instruía uma de suas clientes mais dedicadas durante um exercício de agachamento em sua pequena academia em Manhattan. —Você consegue, Shirley—, afirmou.

Shirley Friedman, uma senhora de 90 anos e cabelos grisalhos, mudou para outro aparelho, dobrando os joelhos para uma série de exercícios.

— Eu nunca tinha feito essas coisas, mas ele me dá a confiança de que vou conseguir se tentar—, afirmou Friedman em seguida. — Ele não é um impostor. Entende?—.

Addo, que criou seus músculos usando o galho de uma mangueira como barra e blocos de concreto como pesos, venceu duas vezes o prêmio Mr. Gana de fisiculturismo. Há anos, seu físico bem definido, os bíceps do tamanho de bolas de boliche e o sorriso constante o deixaram famoso em sua terra natal, na África Ocidental. Atualmente, Addo usa seus grandes músculos e sua experiência para ajudar idosos enfraquecidos, como Friedman, a recuperarem o equilíbrio, a mobilidade e a força.

Ele trabalha na academia que abriu no ano passado nas Southbridge Towers, prédio residencial em Lower Manhattan onde vivem muitos idosos. As paredes são decoradas com pôsteres de Addo sem camisa, exibindo os músculos. — Pergunte-me como construir um alicerce firme como pedra—, diz um dos cartazes, onde aparece vestindo shorts mínimos.

Recentemente, Mary Killoran, de 86 anos, levantava uma bola com alça. Killoran, transcritora médica aposentada, vive sozinha desde 1971 em um apartamento com vista para o East River. Há alguns anos sofreu uma queda brusca e passou a usar um andador.

Addo, de 44 anos, ensinou exercícios para o equilíbrio e técnicas de alongamento. Com o tempo, ela recuperou o equilíbrio e pode trocar o andador por uma bengala.

Agora, ela bebe um shake de proteínas todas as manhãs e vai e volta do World Trade Center a pé - duas vezes ao dia. Ela faz exercícios três vezes por semana, mas para na academia até nos dias de folga para cumprimentar Addo. Ele a ajuda a — ser mais alegre, porque não precisamos ser deprimidos —, afirmou.

Addo também afirma que os idosos lhe dão energia. Criado em uma tribo ashanti, Addo sempre ouviu dizer que melhorar a vida dos idosos era a maior das virtudes. — Elas me lembram de minhas avós e minhas tias—, afirmou.

A vida de Addo se transformou quando era adolescente em meados dos anos 1980 e assistiu "Comando Para Matar", com Arnold Schwarzenegger. Ele vivia com a avó no vilarejo de Asafo, na região oeste de Gana, e assistiu, absolutamente encantado, à cena de Schwarzenegger empurrando carros e carregando troncos de árvore sobre os ombros. Addo decidiu naquele momento que dedicaria sua vida para se transformar em Schwarzenegger.

Ele estudava revistas americanas de musculação e construiu uma academia no quintal da tia. Aos 24 anos de idade, Addo era gigantesco, como um boneco ashanti do He-Man em carne e osso, e sabia que — finalmente tinha os músculos — para entrar em competições de fisiculturismo.

Em 1995 e 1996, venceu o título de Mr. Gana e se tornou uma celebridade nacional, aparecendo em comerciais de TV. Ele mostrava os músculos sempre que estava em público, fazendo as meninas sorrirem, afirmou Samuel Kissiedu, antigo repórter esportivo em Gana. — Todo mundo fala sobre sua força, sobre seu poder —, contou Kissiedu.

Mas o sonho de Addo era viver na América, — a terra de ouro das grandes oportunidades —, conforme ele diz, e seguir os passos de Schwarzenegger. Em 1999, Addo chegou a Nova York. Recebeu a certificação de personal trainer e trabalhou em academias como a Equinox e a Gold's Gym. Durante todo esse tempo, seu objetivo era abrir a própria academia, afirmou Camille Agro, antiga cliente da Dolphin Fitness que se tornou amiga de Addo.

Agro vivia nas Southbridge Towers, uma cooperativa de classe média que oferece aulas gratuitas de ioga e bordado. Addo começou a dar aulas semanais no local e se tornou muito popular, especialmente entre as mulheres mais velhas (uma sessão individual de uma hora custa 60 dólares, e as assinaturas mensais custam 30).

Há alguns anos, uma loja no andar térreo ficou vaga, e Addo não perdeu a oportunidade de alugá-la.

Ele anunciou a abertura da academia pela página que criou no Facebook. — Deus seja louvado —, escreveu. Addo pendurou placas de suas conquistas como fisiculturista nas paredes e emoldurou uma foto de Schwarzenegger como governador, usando terno e gravata.

Em pouco tempo, a academia — se tornou sua segunda casa—, contou Agro.

Addo vê seu trabalho como mais que apenas melhorar a forma física de pessoas idosas. Ele instalou um computador para eles usarem e organizou uma festa de fim de ano e um passeio até um restaurante ganense no Brooklyn. Os clientes de Addo tem idades e físicos diferentes, mas em geral é composto por mulheres idosas. Uma delas é Elizabeth Birnbaum, de 72 anos, bibliotecária aposentada que adora os discursos motivacionais de Addo sobre a conexão entre a saúde física e a mental. Outra delas é Diane Harris Brown, de 66 anos, que vai às aulas de segunda-feira e sofre do Mal de Parkinson.

Outra aluna é Carmen de Lemos-Chiarandini, de 77 anos, pesquisadora e professora associada aposentada, que caiu três vezes em dois meses, antes de fazer as aulas de Addo. Depois de dois meses cuidando do equilíbrio e da postura, ela já conseguia se levantar da cadeira sem usar as mãos. Desde então, não voltou a cair.

Mas Friedman deve ser sua cliente mais fiel. Ela faz aulas particulares duas vezes por semana, faz uma aula de treinamento em suspensão e afirma com orgulho que também participa "do acampamento".

Ela vive sozinha em um apartamento de um quarto na esquina da academia. Nascida no Brooklyn, trabalhou como tecnóloga médica em um hospital de Manhattan e se mudou para as Southbridge Towers logo que foram inauguradas no início dos anos 1970.

Ela tinha dificuldades para movimentar o ombro desde que foi assaltada há duas décadas e um homem puxou a bolsa de seu ombro, machucando o manguito rotador (ela contou que correu atrás do assaltante até o metrô; mais tarde, um funcionário devolveu sua bolsa e Friedman enviou uma recompensa para ele pelo correio).

Ela achava que era "velha demais" para ir à academia. Mas Addo a deixou confortável, e depois de alguns meses de alongamentos, massagens e treinamento de suspensão, os movimentos de seu ombro melhoraram consideravelmente, afirmou.

No dia do aniversário de 90 anos de Friedman, em março, Addo terminou as aulas mais cedo para todos comemorarem. Cerca de 25 pessoas, incluindo muitas mulheres da geração de Friedman, se reuniram enquanto ela assoprava as velinhas de um bolo trazido por Addo.

Com o tempo, Addo deseja abrir mais academias e começar a atuar, assim como Schwarzenegger. Nos últimos tempos, todos têm falado de seus braços na academia, que passaram de muito grandes para colossais. Addo confirmou que está treinando para o concurso de Mr. Universo da Associação Nacional de Fisiculturistas Amadores do ano que vem.

Pete Molinelli, oficial de justiça que vive nas Southbridge Towers, afirmou que os idosos do prédio — sempre ficavam trancados —. Até que Addo chegou.

— De uma hora para a outra, o bairro está cheio de gente nova—, afirmou Molinelli. — Mas, na verdade, elas sempre estiveram por aqui. Foi Addo quem as fez sair de casa—.
FONTE: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/06/academia-especializada-em-idosos-faz-sucesso-em-manhattan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.