terça-feira, 29 de julho de 2014

Flexibilidade - novas opções!

Hospital do Rio de Janeiro oferece aulas de Kickboxing para a terceira idade

Em vez de “Bom dia”, “Oss”. Distribuição de “Socos”, “Jabs direito”, “Jabs cruzado”, “Chutes frontais”; mas… Calma lá! Tudo na maior paz. Essas expressões, particulares do universo de quem pratica lutas, agora fazem parte da rotina dos pacientes que frequentam o Centro Dia do Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande, a maior parte deles já na chamada melhor idade. É que os senhores e senhoras estão recebendo aulas de  Kickboxing desde o início de junho. Uma parceria do hospital com a ONG Lutando Por Vidas, presidida pelo ex-lutador Jorge Turco. É a primeira vez que Jorge, campeão brasileiro de Kickboxing em 1998, trabalha com idosos. E as diferenças na vida e na saúde deles já são visíveis.
“Tenho certeza de que teremos um resultado bastante produtivo. Na verdade, já estamos tendo. A luta aproxima os avós dos seus netos, que estão fascinados com o MMA e os ídolos atuais, como Anderson Silva. Certamente veremos algumas aulas com pequenos acompanhantes e a nossa pretensão é que os alunos façam exames de faixa antes do final do ano”, disse Turco.
Idosos praticam Kickboxing no Hospital  Estadual Eduardo Rabello ( Foto Maurício Bazílio)
Idosos praticam Kickboxing no Hospital Estadual Eduardo Rabello ( Foto Maurício Bazílio)
Dos 30 alunos que fazem as aulas duas vezes na semana, uma das mais animadas e aplicadas é a aposentada Marlene Izabel da Costa Branco. Com 70 anos de muita energia, ela aprende com afinco os novos golpes. Mas a luta não é algo novo para Marlene, trata-se de uma paixão antiga. A aposentada, de semblante pacato e doce, na verdade já havia praticado Judô e é fascinada por filmes de luta. E aí, a oportunidade dada pelo hospital caiu como uma luva.
“Passei a minha vida inteira fazendo exercícios e mesmo envelhecendo não seria diferente. Não podia imaginar que o Centro Dia teria aulas de luta, estou feliz porque faço as atividades que mais gosto aqui. Estou adorando”, comemora a aposentada.
Diferente de Marlene, a aposentada Iara Rocha Corado, de 85 anos, está conhecendo as artes marciais. Depois de desfilar como modelo, dançar e fazer ginásticas, Iara vê nas aulas de Kickboxing mais um meio de tornar a vida mais leve.
“Eu moro em Realengo, mas sempre pego o ônibus para vir para cá. O Centro Dia me oferece inúmeras atividades, mas nunca imaginei que fosse fazer aula de Kickboxing. Uma boa surpresa porque gostei muito da aula. Vou continuar fazendo”, disse.
http://www.tatame.com.br/hospital-do-rio-de-janeiro-oferece-aulas-de-kickboxing-para-a-terceira-idade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.