quarta-feira, 2 de julho de 2014

Alimentação - Texto sério, com fontes, para o momento completo e definitivo.

Carlinhos Treinamento


Posted: 02 Jul 2014 04:34 AM PDT
Recentemente conheci um site muito bom chamado Authority Nutrition. Lá li um texto sobre como responder aos questionamento normalmente feitos pelas pessoas qunado falamos sobre alimentação baseada na evolução humana.

Gostei tanto o texto que pensei em fazer uma postagem traduzindo esse texto. Mas meu amigo Hilton de Souza "se adiantou" e fez tradução antes. Então resolvi aproveitar o grande trabalho do Hilton e colocar essa tradução aqui.

O texto original pode ser lido no link:

Aproveitem a leitura!

Carlinhos

A melhor dieta é uma dieta pobre em gorduras, com os carboidratos representando 50-60% das calorias

A dieta pobre em gordura já foi posta em teste em diversos estudos clínicos randomizados controlados. Ela não causa qualquer perda de peso em um período de 7.5 anos e não tem literalmente nenhum efeito sobre doença cardíaca ou câncer. A dieta pobre em gordura é uma falha enorme. Todos os maiores estudos já feitos mostram que ela não funciona.

Estudos


Açúcar é ruim para você, mas só porque ele é feito de calorias vazia

Os efeitos nocivos do açúcar vão além das calorias vazias. Quando consumido em excesso, ele pode levar a efeitos danosos severos no nosso metabolismo e causar resistência à insulina, fígado gorduroso (esteatose hepática) e várias outras desordens metabólicas. Os estudos mostram que no longo prazo, um alto consumo de açúcar está fortemente associado com o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doença cardíaca e mesmo câncer.

Estudos


     Ovos aumentam o colesterol e levam à doença cardíaca

O colesterol nos ovos não aumenta o "colesterol ruim" no sangue. Ele aumenta o colesterol HDL (o "bom"), e os ovos na prática melhoram o perfil lipídico sanguíneo. Os estudos mostram que o consumo de ovos não está associado com doença cardíaca. Ovos estão entre as comidas mais nutritivas do planeta.

Estudos

Proteína é ruim para os seus rins

Frequentemente afirma-se que uma ingestão alta de proteínas pode causar mal aos rins, mas isso é falso. Ainda que seja importante para pessoas com doença renal pré-existente reduzir as proteínas, o mesmo não é verdade para pessoas com rins saudáveis. Os estudos mostram que uma dieta rica em proteínas não tem efeitos deletérios à função renal em pessoas saudáveis, nem mesmo em fisiculturistas que comem quantidades maciças de proteína.

Estudos


Gordura saturada aumenta o colesterol e causa doença cardíaca

A gordura saturada aumenta o HDL (o "bom") colesterol e modifica o LDL (o "ruim") de partículas pequenas e densas para partículas grandes e leves, que são benignas e não aumentam o risco de doença cardíaca. Isso tem sido intensamente estudado nas últimas décadas e os estudos consistentemente mostram que a gordura saturada não está de maneira alguma relacionada ao risco de doença cardíaca.

Estudos


Dietas com pouco carboidrato não são saudáveis

Isso simplesmente não é verdade. Desde o ano 2002, dietas low-carb tem sido estudadas extensivamente e mais de 20 estudos clínicos randomizados controlados foram conduzidos. Elas consistentemente levam a resultados de saúde muito melhores do que os da típica dieta com pouca gordura. Elas causam mais perda de peso e melhoram todos os maiores fatores de risco para doença, incluindo triglicérides, HDL e glicemia.

Estudos


Carne vermelha não é saudável e só devia ser comida com moderação

É verdade que o consumo de carne processada está associado com o risco aumentado de muitas doenças, mas o mesmo não é verdade para carne vermelha não-processada. Carne vermelha não-processada é inofensiva, apesar de poder formar compostos nocivos se for cozida/assada demais. A resposta não é evitar a carne vermelha, mas garantir que ela não se queime. A associação entre carne vermelha não-processada e câncer é altamente exagerada - estudos de revisão extensos mostram que o efeito é muito fraco em homens e inexistente em mulheres.

Estudos
  
Proteína é ruim para os seus ossos e causa osteoporose

Apesar de ser verdade que proteína pode causar perda de cálcio ósseo no curto prazo, esse efeito não persiste no longo prazo. De fato, os estudos consistentemente mostram que a proteína na verdade aumenta a saúde óssea no longo prazo, e não o contrário. Entretanto, o terrível conselho de manter baixa a proteína provavelmente aumentará o risco de osteoporose.

Estudos


As pessoas devem reduzir no sódio

Ainda que a restrição do sódio possa reduzir a pressão arterial, ela não parece reduzir o risco de doença cardíaca ou morte. Alguns estudos mostram até mesmo que se você restringir demais o sódio, isso pode aumentar alguns fatores de risco para doença. Não há ciência por trás dos 1500-2300mg/dia recomendados, e as pessoas saudáveis podem comer quantidades "normais" de sódio sem problemas.

Estudos


Gordura poliinsaturada reduz o colesterol e reduz o risco de doença cardíaca

Há dois tipos de gordura poliinsaturada, Ômega-3 e Ômega-6. É verdade que Ômega-3 reduzem o risco de doença cardíaca, mas o mesmo não se aplica ao Ômega-6. Ainda que o Ômega-6 (óleo de soja, milho, etc) possa reduzir o colesterol, os estudos mostram que eles na prática aumentam o risco de doença cardíaca. Entretanto, o horrível conselho de aumentar a gordura poliinsaturada, sem distinção de tipo, está provavelmente contribuindo para a doença cardíaca ao invés de evitando-a.

Estudos

  
As pessoas deviam escolher laticínios com pouca gordura para reduzir calorias e gordura saturada

Não há evidência de que as pessoas se beneficiem ao escolher laticínios com pouca gordura ao invés de integrais. Além disso, laticínios com pouca gordura geralmente são ricos em açúcar, o que torna essa recomendação seriamente questionável. Laticínios integrais (especialmente de vacas alimentadas com pasto) contém muitos nutrientes importantes como vitamina K2 e butirato, que são muito escassos na dieta. Laticínios ricos em gordura estão associados na prática a um risco menor de obesidade. Em países onde as vacas são largamente alimentadas com pasto, as pessoas que comem mais laticínios integrais tem um risco de doença cardíaca drasticamente reduzido.

Estudos


Perda de peso é só uma questão de calorias que entram e calorias que saem

Isso é completamente falso. Fontes calóricas diferentes são processadas por caminhos metabólicos diferentes no corpo e tem efeitos variados na fome, hormônios e no cérebro. Também não nos esqueçamos de que saúde é muito mais que só o peso. Certas fontes de calorias (açúcar adicionado, óleos vegetais) podem ter efeitos danosos no metabolismo que não tem nada a ver com o seu valor calórico.

Estudos


É melhor comer muitas refeições ao longo do dia

É um mito que diversas pequenas refeições são melhores que poucas e grandes. Os estudos mostram que isso não tem qualquer efeito na saúde ou peso corporal.

Estudos



Gordura te faz engordar

Ainda que a gordura tenha mais calorias por grama do que os carboidratos e as proteínas, ela não é de maneira alguma tem maior capacidade de fazer uma pessoa engordar. Comer comidas naturalmente ricas em gordura tende a reduzir o apetite. Os estudos mostram consistentemente que dietas ricas em gordura (mas pobres em carboidratos) levam a muito mais perda de peso que dietas pobres em gorduras.

Estudos



carlinhostreinamento.blogspot.com/ - 

Carlinhos Treinamento - Comunidade | Facebook

pt-br.facebook.com/CarlinhosTreinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.