segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fosfato/ Hipertensão - aonde ele existe!

Novo fator alimentar correlaciona-se com o surgimento da pressão alta

Novo fator alimentar correlaciona-se com o surgimento da pressão alta
A hipertensão arterial, conhecida popularmente com pressão alta, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Especificamente em relação ao acidente vascular cerebral (derrame cerebral), a hipertensão arterial é o principal fator de risco. Estima-se que 30% da população adulta no Brasil seja portadora de hipertensão arterial.
Vários fatores associam-se ao surgimento da hipertensão arterial: história familiar (genética), sedentarismo, excesso de peso, estresse, idade, ingestão de sódio, entre outros.
Um novo fator alimentar tem sido correlacionado ao aparecimento da hipertensão arterial: alimentos que têm alto conteúdo de fosfato, uma espécie de aditivo alimentar, como queijos processados, refrigerantes cola, fermento em pó, carnes processadas (linguiça, salsicha, entre outras), biscoitos e bolos, entre outros
Os fosfatos são utilizados amplamente pela indústria alimentícia como conservadores e estabilizadores do pH. Segundo pesquisadores, quando consumimos grandes quantidades de fosfatos, estimula-se a produção do hormônio FGF23, o qual aumenta a absorção de sódio pelos rins (elevando a pressão arterial), bem como, estimula a absorção de cálcio (facilitando a calcificação dos vasos sanguíneos e elevação da pressão arterial).
Alimentos industrializados são ricos em sódio, pois este é o principal conservante dos alimentos, mas também são ricos em fosfatos. Uma alimentação saudável deve ser a mais natural possível, e os alimentos industrializados, riscos em sódio e fosfatos, devem ser evitados.
Fonte: Science Daily.
Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - cardiologista de Curitiba - CRM / PR 13700.

Matéria modificada em Qui, 03 de Julho de 2014 00:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.