terça-feira, 1 de julho de 2014

Precisamos muuittoo disto no Brasil de hoje!

Sticky streets – ruas “pegajosas”, é isso mesmo?
(Foto: La Citta Vita/Flickr)
Como em inglês, o termo em português talvez não dê a ideia exata do que na verdade representa.
Uma sticky street (em português, rua grudenta, pegajosa) não se refere a nenhum dos significados literais que o vocábulo pode assumir.
Cunhada pelo diretor de planejamento urbano de Vancouver, consultor e urbanista Brent Toderian, a expressão diz respeito a uma rua onde as pessoas gostam de estar – uma rua que chame e atraia pessoas. Para caminhar, andar de bicicleta, estar com os amigos, parar para um café ou uma conversa – múltiplos usos, múltiplas interações.
Na definição de Toderian:
As ruas não são apenas para pessoas em movimento – as ruas são feitas para que as pessoas possam também relaxar e desfrutar do tempo livre, além de se deslocar. Os bons lugares de uma cidade são inicialmente atrativos – e ‘grudentos’, depois que você chega lá. Um lugar é atraente quando você gosta tanto que não quer mais sair.

(Foto: La Citta Vita/Flickr)
De certa forma, o conceito de sticky streets é uma extensão das ideias de ruas habitáveis ou ruas completas – o diferencial é que não se trata apenas de infraestrutura urbana e transporte coletivo, mas de espaços onde as pessoas possam aproveitar o seu tempo. Na visão de Toderian, algumas das ruas “pegajosas” podem ser encontradas nas áreas em que os planejadores urbanos aprenderam a não planejar pensando apenas em elementos quantitativos (número de pedestres, bicicletas, carros, etc), mas considerando também o que temos de menos contável em uma rua, como lojas, espaços ao ar livre para sentar, bicicletários e áreas destinadas aos pedestres.
E o que as sticky streets podem fazer por uma cidade?
Não se trata apenas de criar um ambiente mais amigável e seguro para os moradores. A existência de um espaço urbano convidativo, que atraia as pessoas e onde elas gostem de estar, movimenta o comércio local, ajudando a manter a área vibrante e economicamente sustentável.
Fontes: Tree HuggerPlanetizen 
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/07/01/sticky-streets-ruas-pegajosas-e-isso-mesmo/#sthash.W7VQ4Px6.dpuf
FONTE:http://thecityfixbrasil.com/2014/07/01/sticky-streets-ruas-pegajosas-e-isso-mesmo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.