quarta-feira, 9 de julho de 2014

Felicidade

TER, 08 DE JULHO DE 2014 00:04      ACESSOS: 639
Imprimir PDF
 

Foto: reprodução/internet
Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, teoriza que apesar de 60% da felicidade ser determinada pela genética e pelo ambiente os 40% restantes cabem a nós.
Em sua palestra na TED Seligman descreveu três tipos de vidas felizes:

  • a vida de prazeres, na qual você enche sua vida com quantos prazeres puder, 
  • a vida do envolvimento, em que você encontra a vida no trabalho, em ser pai, no amor e no lazer, 
  • e a vida que tem sentido, aquela que “consiste em saber quais são suas maiores forças e, também, em saber usá-las para servir e fazer parte de algo maior que você mesmo”.
Após explorar o que traz a satisfação definitiva, Seligman se disse surpreso. 
Buscar o prazer, determinaram as pesquisas, não contribui quase nada para a satisfação duradoura. 
O prazer é o “chantilly e a cereja” que dão um toque adocicado para as vidas baseadas na procura do sentido e do envolvimento.

Por mais que conceitos como sentido e envolvimento possam parecer grandiosos, as pessoas felizes têm hábitos que podem fazer parte do seu dia a dia e que podem compor o quadro total do êxtase.

Pessoas felizes têm certas inclinações que ajudam na busca do sentido – e essas inclinações também funcionam como motivação.

1. Elas se cercam de pessoas felizes. 

A alegria é contagiosa. Motivo para evitar amigos depressivos e passar mais tempo com gente otimista.

2. Elas não sorriem sem motivo

Fingir um sorriso quando suas emoções são negativas pode piorar seu humor, em vez de melhorá-lo.

3. Elas têm o poder de se recuperar
Pessoas felizes sabem se levantar depois de um fracasso. Têm resiliência: “Caia sete vezes e levante oito”.

4. Elas tentam ser felizes

Aqueles que tentam ativamente se sentir felizes relatam os maiores níveis de humor positivo, uma defesa do argumento que diz que você pode ser feliz se tiver pensamentos felizes.

5. Elas estão atentos às coisas boas

É importante comemorar as grandes conquistas, mas as pessoas felizes também curtem as vitórias menores. 

6. Elas apreciam os pequenos prazeres

Um sorvete, um cachorro, um bebê. Encontrar sentido nas pequenas coisas e ser grato pelo que tem está associado à ideia de felicidade.

7. Elas dedicam parte de seu tempo para doações

Pessoas positivas usam parte desse tempo para fazer bem a outras, o que, em contrapartida, faz bem a elas mesmas: altruísmo.

8. Elas se permitem perder a noção do tempo

Quando você está imerso numa atividade que é ao mesmo tempo desafiadora, revigorante e significativa, você está experimentando um estado mental chamado de “fluidez”. 

9. Elas trocam o bate-papo por conversas mais profundas

Aqueles que conversam profundamente em vez de ficar batendo papo furado se sentem mais satisfeitos.

10. Elas gastam dinheiro com outras pessoas

Estudo publicado na Science apontou que investir o dinheiro em outras pessoas tem mais impacto na felicidade que gastar consigo mesmo.

11. Elas fazem questão de ouvir

Um bom ouvinte pode sair de uma conversa sentindo que sua presença serviu para alguma coisa, uma experiência que está relacionada ao bem-estar.

12. Elas preferem conexões pessoais

As mídias sociais, Whatsapp, SMS nos mantém em contato, mas não permitem o contato físico, o que ajuda a controlar a ansiedade.

13. Elas olham para o lado bom

O otimismo melhora a sua saúde de várias maneiras, incluindo a redução do estresse, a tolerância à dor e a longevidade para aqueles com problemas de coração.

14. Elas gostam de uma boa seleção musical

A música tem poder. Tanto que ela pode se comparar às massagens no quesito reduzir ansiedade. Músicas tristes ou felizes podem afetar como vemos o mundo. 

15. Elas se desplugam

Seja meditando, respirando fundo longe do computador, celular, desligar-se do nosso mundo hiperconectado dá ao seu cérebro a oportunidade de se recuperar, se recarregar e isso pode aumentar sua resiliência.

16. Elas olham para o lado espiritual

Hábitos importantes para a felicidade costumam ser valorizados na maior parte das convenções espirituais: expressar gratidão, compaixão e caridade. 

17. Elas priorizam o exercício

Exercício gera endorfinas. Endorfinas te fazem feliz. O exercício melhora a percepção que as pessoas têm do próprio corpo 

18. Elas gostam do ar livre

Uma dose de 20 minutos de ar fresco significa uma sensação de vitalidade. A temperatura ótima para a felicidade é 13,8 graus.

19. Elas passam tempo na cama

Uma boa noite de sono pode ajudar a reduzir a ansiedade e trazer estabilidade emocional.

20. Elas gargalham

Uma boa risada libera substâncias químicas no cérebro que, além de dar aquele barato, nos preparam melhor para tolerar a dor e o estresse. 

21. Elas dão passadas largas

Um estudo da Florida Atlantic University mostrou que pessoas que fazem caminhadas com passadas longas, mexendo os braços e mantendo a cabeça levantada ficam mais felizes depois do passeio que as que dão passadas curtas, olhando para o chão.

Com informações do Huffington Post - FONTE/http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5187

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.