sexta-feira, 11 de julho de 2014

Boas idéias podem ser CONTAGIOSAS

QUI, 10 DE JULHO DE 2014 00:02      ACESSOS: 109
Imprimir PDF
    

Foto: divulgação
A solidariedade e a criatividade do brasileiro são de dar gosto.
Três amigas tiveram uma ideia simples e genial para aquecer as pessoas menos favorecidas neste inverno.
Helena Legunes, de 22 anos, Laura de Brum, de 24, e Luana Flôres, de 30, espalharam cabides e penduraram roupas nas ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Elas penduraram roupas em portões, grades, postes e até em pontos de ônibus da capital gaúcha.
Desde o primeiro dia do inverno, 20 de junho, a campanha do agasalho diferente, chamada Amor no Cabide, já ajudou a aquecer muitos moradores de rua e virou moda: inspirou uma legião de voluntários que repetem o ato pelas ruas de cidades gaúchas e de outros estados.

A ideia
“A gente viu que já tinham acontecido ações parecidas em São Paulo e Curitiba, mas queríamos criar essa visão de que qualquer um pode fazer, de algo realmente colaborativo, dar a característica de cocriação”, explica Helena.

Corações de papel
Juntas, elas separaram roupas e cobertores em bom estado para fazer a doação. Mas, ao contrário das campanhas normais, imprimiram cartazes, recortaram corações de papel, e separaram cabides para pendurar as peças pela capital gaúcha.

Em um único dia, as jovens perceberam que os casacos deixados nos locais eram pegos subitamente e que outras roupas eram recolocadas por pessoas impactadas pela ação.

“Criamos as páginas nas redes sociais para orientar as pessoas a como realizar a ação.  Enquanto a gente fez o teste, no primeiro dia, teve moradores de rua conversando com a gente, nos indicando quais outros pontos seriam interessantes para deixar as roupas”, completa Helena.

Repercussão
Pessoas de outras cidades do estado foram impactadas pelo projeto, e já é possível encontrar cabides espalhados por Lajeado, no Vale do Taquari, e Caxias do Sul, na Serra.

Helena conta também que moradores de Brasília e de Uberlândia, em Minas Gerais, também seguiram os passos do projeto.

“Queremos fazer um mapa com os locais onde estão os cabides. As orientações que damos são: colocar a doação em um local de fácil acesso, não colocar em árvores, explicar para os vizinhos o que está fazendo e tentar proteger as peças da chuva”, salienta a jovem.

Sementinha
Todas as ações são fotografadas e publicadas na internet.
“Acho que a gente conseguiu plantar uma sementinha na sociedade. Fazer o bem não é tão difícil quanto parece. Você não precisa querer mudar o mundo, mas pode começar ajudando a sua comunidade”, conclui
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.