quarta-feira, 16 de julho de 2014

ALERTA para as mulheres

Enxaqueca é um fator risco para doenças cardiovasculares em mulheres

Enxaqueca é um fator risco para doenças cardiovasculares em mulheres
Um grande estudo norte-americano constatou que a enxaqueca é uma fator de risco para doenças cardiovasculares em mulheres, além disso, associa-se a uma maior taxa de mortalidade por esse tipo de doença. "A enxaqueca pode ser considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares em mulheres", disse a Dra. Anke Winter, pesquisadora principal do estudo, médica epidemiologista e professora da escola de medicina da Universidade de Washington  (Missouri, Estados Unidos).
Um total de 115.541 enfermeiras com idades entre 29 e 42 anos foram incluídas no estudo a partir do ano de 1989. No momento da inclusão essas mulheres não apresentavam sintomas de angina do peito ou histórico de alguma doença cardiovascular. As enfermeiras foram acompanhadas até o ano de 2011 com o objetivo de detectar o surgimento de doenças cardiovasculares. Cerca de 18% destas mulheres eram portadoras de enxaqueca desde o início do estudo ou foram diagnosticadas durante o período de acompanhamento.
Os pesquisadores observaram que as mulheres portadoras de enxaqueca estavam em maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Os autores observaram um aumento do risco relativo de infarto do miocárdio na ordem de 42%, acidente vascular cerebral de 65%, angina do peito ou necessidade de revascularização de 75% e morte cardiovascular de 43%.
Os possíveis mecanismos que associam a enxaqueca com doenças cardiovasculares têm sido debatidos na literatura. Estes incluem alterações da função vascular, aumento do risco de trombose nos vasos, aumento da prevalência de fatores de risco vascular e predisposição genética comum entre enxaqueca e doenças cardiovasculares. "A enxaqueca também poderia ser uma doença sistêmica que afeta o sistema vascular", disse a Dra. Winter.
Fonte: American Headache Society (AHS) 56th Annual Scientific Meeting.
Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - cardiologista de Curitiba - CRM / PR 13700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.