terça-feira, 17 de junho de 2014

Ter um cantinho para chamar de seu (mesmo que emprestado vitaliciamente!)

Primeiro condomínio exclusivo para idosos
SÁB, 14 DE JUNHO DE 2014 00:04      ACESSOS: 1572
Imprimir PDF
 

Fotos: divulgação/Governo Paraíba
Um lugar com vigilância, praça, pista de caminhada, redes, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária, tudo ao lado da casa de vovôs e vovós.

A Paraíba saiu na frente e criou o primeiro condomínio fechado público exclusivo para idosos.
A inauguração foi esta semana no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa.

São 40 unidades habitacionais. Cada casa tem área de 54m² cada,  totalmente adaptada às necessidades das pessoas idosas.
O condomínio é todo urbanizado dentro das normas de acessibilidade.

Regras

No Residencial Cidade Madura aceita apenas moradores idosos e eles não podem modificar, emprestar, alugar ou ceder os imóveis. 
Os vovôs e vovós podem morar sozinhos ou com seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado, como se fosse um aluguel.

Eles poderão ficar o tempo que quiserem.
A concessão só será reincidida caso o idoso manifeste interesse, quando há perda de autonomia, ou falecimento.
Aí o imóvel será cedido para outro idoso. 

Seleção

Os primeiros moradores foram escolhidos depois um estudo social. 
Para ter direito a participar do programa, é preciso residir na cidade há pelo menos 2 anos, ter 60 anos de idade, ou mais, e possuir renda de até cinco salários mínimos. 

Também é necessário que a pessoa tenha possibilidade de locomoção e lucidez compatível com as atividades da vida diária. 
A aposentada Daura Silva Farias, que antes morava em um asilo, se disse ansiosa para morar no novo lar. "Isso aqui parece um pedacinho do céu que Deus me deu em vida. É tudo muito lindo, não esperava que fosse tão grandioso", agradeceu. 

Próximos condomínios

Com a entrega da primeira unidade em João Pessoa, a Governo do Estado avança agora com as obras do segundo residencial do programa, que está sendo construído em Campina Grande.

Há projetos para construção de outras unidades em Sousa e Cajazeiras.

programa  Cidade Madura é o primeiro a construir condomínio residencial fechado exclusivo para idosos. 

O projeto de João Pessoa custou R$ 4,4 milhões.

"Esse condomínio representa o respeito e dignidade para quem já lutou tanto nessa vida. É um espaço de convergência com habitabilidade e, principalmente, inclusão social. É possível fazer um espaço de qualidade para a pessoa idosa", disse o governador Ricardo Coutinho.

Taí uma boa ideia pra ser copiada por outros governos municipais, estaduais e o federal!

Com informações do PBAgora e FolhadoSertão e http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5049
FONTE : http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5049

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.