segunda-feira, 9 de junho de 2014

Roupa elegante e funcional para todos!

Jovens estilistas criam roupas para deficientes visuais

PUBLICIDADE
Evento de desfiles para novos estilistas, a edição de verão 2015 da Casa de Criadores chegou ao fim nesta sexta (6), em São Paulo, com a proposta inusitada: apresentar looks feitos para pessoas com deficiência visual.
Texturas e detalhes utilitários como bolsos para celular, elásticos em vez de botões e tecidos diferentes para distinguir os lados das roupas são exemplos usados por dez estilistas da programação.
Um deles é Igor Dadona, designer de moda masculina, que criou jaquetas e calças assimétricas.
"Não queria mostrar nada mirabolante, mas sim peças que facilitassem o cotidiano dessas pessoas. Ou seja, algo funcional que não seja careta", explica Dadona.
Divugação
*Igor Dadona*: Colete tem tricoline de um lado e couro de outro para facilitar o uso por deficiente
Igor Dadona: Colete tem tricoline de um lado e couro de outro para facilitar o uso por deficiente
A jaqueta criada por ele, por exemplo, tem couro de um lado e tricoline de outro para que o usuário diferencie a frente das costas.
Na calça, em vez de botões há um elástico, que facilita na hora de vestir. Num colete foi aplicado um número em alto relevo para que cada bolso seja identificado.
As criações foram feitas em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo com o propósito de atender às necessidades desse público.
"Os estilistas não costumam tocar em temas que estejam fora do seu meio, mas a inclusão de pessoas com deficiência na moda é algo urgente a ser discutido", diz o empresário e diretor da Casa de Criadores, André Hidalgo.
Segundo ele, as peças serão vendidas nos próprios pontos de venda dos estilistas participantes do projeto, intitulado "Novos Olhares".
Marcelo Soubhia/Divulgação
*AP 401*: Grife de Lucas Barros apresenta aplicações e barra assimétrica
AP 401: Grife de Lucas Barros apresenta aplicações e barra assimétrica
Participaram também da iniciativa nomes como Walério Araújo, Karin Feller, Arnaldo Ventura.
Além das peças utilitárias, destacaram-se também coleções de apelo conceitual, sem preocupação com vendas.
Uma delas é a do alagoano Lucas Barros, aposta do evento, que foi uma das mais elogiadas desta temporada.
Ele usou texturas de toalha e tecidos de aspecto plástico em vestidos de tons claros e saias com barra assimétrica, que caem facilmente no guarda-roupa fashionista.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/06/1466278-jovens-estilistas-criam-roupas-para-deficientes-visuais.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.