segunda-feira, 2 de junho de 2014

"Mude seu falar que eu mudo meu ouvir"

Jovens com síndrome de Down escrevem manual pioneiro sobre acessibilidade

O manual Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir é o primeiro livro sobre acessibilidade e comunicação escrito por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa do livro surgiu pela inquietação de um grupo formado por sete jovens da ONGCarpe Diem, em São Paulo. O grupo sentia necessidade de esclarecer e dar orientações sobre acessibilidade, comunicação e questões relacionadas ao cotidiano de pessoas com deficiência.
Com a autoria de Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Aleoni Arruda e Thiago Rodrigues, a publicação foi criada para servir como base para a mudança de paradigmas envolvendo a deficiência intelectual e auxiliar na compreensão de como essa parcela da população pode exercer maior participação na sociedade.
O grupo defende que as pessoas com deficiência intelectual têm dificuldade de entender, por exemplo, em palestras, o que os palestrantes dizem. O manual aponta que é necessário que a comunicação se dê de maneira um pouco mais lenta e que o uso de imagens e textos é um grande facilitador. Beatriz Giordano, uma das autoras, defende a importância da publicação para a mudança de atitude: ”ouvir também é uma forma de ler. Não leiam este livro apenas pelo prazer de ler. Leiam com o coração, porque muitas vezes um gesto de vocês vale mais do que mil palavras”.
O Movimento Down e a ONG Carpe Diem são parceiros no desenvolvimento e disponibilização de conteúdo acessível para e sobre pessoas com deficiência intelectual.
Para comprar o manual Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir clique aqui.
 
 
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/01/jovens-com-sindrome-de-down-escrevem-manual-pioneiro-sobre-acessibilidade/#sthash.nLLpHrGF.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.