quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mens sana in corpore sano

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Alguns Fatos da História

Quando eu estava no colégio, as minhas professoras de História diziam que é necessário conhecer o passado para compreender o presente e planejar o futuro. Parece que os profissionais da saúde que recomendam dietas rocas em carboidratos e com pouca gordura não fizeram isso.

Hoje posto uma tradução de um texto que encontrei em aqui que descreve fatos "históricos" bastante importantes para entender as Recomendações Dietéticas atuais.

Então, ai vai!!!

1825 - O advogado e glutão francês Brillant-Savarin publica "A Fisiologia do Gosto", no qual ele diz ter identificado a cura para a obesidade: "Mais ou menos rígida abstinência de tudo o que é amido ou farináceo". 

1830 - O consumo de açúcar em os EUA era de 6,8 kg por habitante [per capita], hoje é 68 kg por pessoa. Em grande parte devido a uma substância usada na industria alimentícia chamada de Xarope de Milho de Alta Frutoses [(High Frucvtose Corn Syrup - HFCS].

1863 -  William Banting publicou "Letter Em Corpulence", livro dirigido ao público. Banting perdeu 85 libras através de uma dieta de restrição de carboidratos. O British Medical Journal e The Lancet relatram que a dieta de Banting poderia ser perigosa: "Aconselhamos o Sr. Banting a não se intrometer com a literatura médica de novo, mas se contentar em cuidar da vida dele".

1880-1910 - A população dos EUA dobrou 37 para 75 milhões. Uma em cada três pessoas viviam em áreas rurais e consumiam produtos produzidos nessas áreas. A população dos EUA hoje é de 300 milhões e cerca de somente 1 por cento vivem em áreas rurais.

1906 - O romance "The Jungle' expõem as condições insalubres e desumanas em matadouros na área de Chicago e as vendas de carne caem cerca 50 por cento. Levou anos para que esse setor se recupera-se. Como acontece hoje, a carne de mais alta qualidade era em fazendas onde o gado era criado a pasto.

1910 - O risco de diabetes tipo II era de 1:30. O risco hoje é de 1:3 de acordo com o Centro de  Controle de Doenças de Atlanta [CDC].

          - O consumo anual de manteiga era de 8,2 kg por pessoa. No ano de 2000 o consumo de manteiga foi foi reduzido para de 4 kg. Quando estávamos usando manteiga de alta qualidade, a mortalidade por doença cardíaca era inferior a 10 por cento. Hoje, como de margarina, a mortalidade por doença cardíaca é de 40 a 45 por cento. Tanto o Dr. Andrew Weil e o falecido Dr. Robert C. Atkins concordam: "Coma manteiga, não margarina, independentemente das alegações dos fabricantes!"

         -  A banha, originada na gordura animal fundida a partir de suínos criados ao ar livre, era a gordura n º 1 cozinha, desfrutando de 70 por cento do mercado. Era a melhor fonte de vitamina D e uma boa fonte de ácido palmitoléico, um ácido gordo anti-microbiano monoinsaturado que mata as bactérias e vírus. Hoje os óleos extraídos de sementes [como de soja] altamente processados ​​tem 70 por cento do mercado e zero a vitamina D. Agora, os mesmos especialistas que nos disseram para não comer banha estão nos dizendo que somos deficientes em vitamina D!

1911 - Proctor & Gamble introduzir Crisco, um tipo de gordura vegetal hidrogenada. P & G comprou a patente para a hidrogenação de gordura vegetal a partir de uma empresa  Inglesa que descobriu essa processo durante a tentativa fazer velas a aprtir gordura artificialmente endurecida. Quando eletrificação rural dizimou o mercado de velas, a P & G salvou o dia, fornecendo ao mundo o Crisco, uma alternativa barata para banha. Crisco contou com uma vida útil muito mais longa e, ao longo das décadas, deu americanos centenas de milhões de quilos de ácidos graxos trans.

1918 - O eletrocardiograma foi introduzido na cardiologia. O consumo de açúcar em 1920 nos EUA chega a 100 quilos por habitante.
      
1921- O hormônio insulina é descoberto. 

1924 - Quatro cardiologistas fundam o American Heart Association [AHA]. 
      
1930 - O consumo de margarina atinge cerca de 1 kg por pessoa. 

1934 - O exame de sangue para o colesterol é desenvolvido.
      
1937 - Os bioquímicos da Universidade de Columbia, David Rittenberg e Rudolph Schoenheimer, demonstram que o colesterol da dieta tem muito pouco efeito sobre o colesterol no sangue. Embora nunca tenha sido refutada, por trinta anos, as Orientações Dietéticas Federais nos EUA recomendam que a ingestão de colesterol na dieta seja menor do que 300 miligramas por dia. 

1945 - American Heart Association recebe um total de U$ 100.000 em doações.

1948 - Consumo de gordura vegetal é de 12,7 kg por pessoa e em 1976 atinge 25 kg. Isso acontece juntamente com o fato de a obesidade e diabetes se tornarem um problema de saúde pública e um aumento consumo de gordura vegetal altamente processada e uma redução do consumo de gordura de animais. 

          Lei Nacional do Coração criou o Instituto Nacional do Coração [National Heart Institue] e o Conselho Nacional do Coração [National Heart Council] nos EUA.

          American Heart Association "torna-se" uma organização voluntária, contrata um ex-vendedor de bíblia [Mr. Betts] e uma agência de relações públicas para a captação de recursos.

1949 - American Heart Association levanta 3 milhões de dólares.

          - O termo Arteriosclerose é adicionado à Classificação Internacional de Doenças [CID], provocando um forte aumento no número de mortes relatadas por doenças do coração. Surge uma aparente epidemia de doenças cardíacas.

          - O leite pasteurizado torna-se obrigatório. Durante a Segunda Guerra Mundial, leite contaminado produzido por trabalhadores inexperientes [substitutos dos funcionários que foram para a Guerra] são relacionados com a morte de inúmeras pessoas. O governo culpou o leite cru, não os problemas gerados pelo deslocamento dos funcionários experientes para a guerra]. A pasteurização mata as enzimas que torna mais fácil para absorver as proteínas do leite e destrói muitos outros nutrientes essenciais, incluindo a vitamina B-12.

1950 - Usando uma recém-inventado tipo de centrífuga, na Universidade da Califórnia o cientista médico John Gofman, descobriu várias substâncias parecidas com gordura circulando no sangue, incluindo LDL e VLDL . Nos último 60 anos a ciência relatou que o colesterol total "pobre preditor" de doença cardíaca.

1951- Ancel Keys, professor da Universidade de Minnesota, assiste uma conferência em Roma sobre nutrição e doenças, descobre que a doença cardíaca é rara em algumas populações do Mediterrâneo que consumiram uma dieta pobre em gordura. Ele observou , também, que os japoneses tinham dietas de baixa gordura e baixas taxas de doenças do coração. Ele levanta a hipótese de que a gordura era a causa de doença cardíaca.

         - É publicado o livro Prática de Endocrinologia, escrito por sete médicos britânicos de destaque, onde recomendações de perda de peso são quase idênticas as de Banting. Pão e tudo feito com farinha; cereais, incluindo cereais matinais e pudins de leite; batatas e todos os outros vegetais de raiz; alimentos que contenham açúcar e todos os doces devem ser evitados.
      
1953 - Ancel Keys, convencido de que a gordura na dieta é a causa de doença cardíaca, publicou seu trabalho que analisa is paises. os resultados sugerem uma associação entre a gordura e mortalidade por doença cardíaca dietética. Os críticos apontaram que Keys tinha dados de 22 países, mas os dados selecionados foram somente de apenas 6. Keys excluiu  a França, um país com uma dieta rica em gordura e baixas taxas de doenças do coração.

1955 - O presidente americano, Eisenhower, sofre seu primeiro ataque cardíaco aos 64 anos. Lhe foi presctita uma dieta de baixo teor de gordura e colesterol. Durante as seis semanas seguintes notícias sobre o estado de presidente eram vinculadas duas ou mais vezes por dia. Seu colesterol total no momento do ataque era de 165 ml/dl. Eisenhower foi condenado a comer torradas e pão no café da manhã e comer apenas um ovo por semana. Seu colesterol continuou a subir, mesmo com a dieta de baixo teor de gordura e colesterol até atingir 259 ml/dl no dia em que deixou o cargo. Eisenhower teve vários ataques cardíacos e acabou por morrer de doença cardíaca.

          - John Gofman relata que os carboidratos podem elevar VLDL [lipoproteína que transporta gorduras no sangue] que são produzidas no fígado a partir de excesso de carboidratos. Gofman escreveu: "A restrição de carboidratos diminui o VLDL." Carboidratos em excesso levam a triglicerídeos elevados [mais VLDL] e aumento do risco de doença cardíaca. John Peters , Yale School of Medicine, usando uma nova centrífuga analítica , foi capaz de quantificar a concentração de triglicerídeos no VLDL, confirmando o trabalho de Gofman .
      
1956 - American Heart Association [AHA ]realiza uma festa beneficente TV em todas as três redes exortando os americanos a reduzir o consumo de gordura total , gordura saturada e colesterol. AHA recomendava margarina " coração saudável " , óleo de milho , cereais matinais, e leite desnatado - a mesma dieta Eisenhower foi infeliz lidar com .
      
1956 - John Gofman relata que a maioria das pessoas com doença cardíaca tinham níveis elevados de triglicerídeos, redução deHDL e não "colesterol alto". A pesquisa [Carbohydrates Induced Lipemia] de Gofman  que mostrou a influência dos carboidratos na  doença cardíaca largamente ignorada.

1957 - Hilde Bruch, a principal autoridade sobre obesidade infantil, escreveu: "O grande progesso no controle dietético da obesidade foi o reconhecimento de que a carne não estava produzindo gordura, mas que são o pão e os doces que levam à obesidade." 
      
          - As vendas de margarina superam a venda de manteiga pela primeira vez. O consumo per capita de margarina tinha crescido até 9 quilos. Durante décadas, a margarina tem sido uma importante fonte de gorduras trans em nossas dietas. Enquanto a manteiga é uma boa fonte de vitamina A que combate infecção, a margarina não apresenta nenhum tipo de vantagem. Margarina, gordura vegetal de cozinha e óleos vegetais contêm excesso de ômega 6 [ácido linoléico]. Se há ruim para a saúde é excesso de omega 6, pois ele leva a lesões e inflamação dos tecidos do corpo. 
    
1960 - Exame de sangue para a insulina desenvolvida.

          - Jack La Lanne se torna o guru de fitness da América. Enquanto a receita da indústria de fitness nos EUA é de 200 milhões de dólares e a obesidade não era um problema de saúde pública.
     
1961-  American Heart Association levantou 35 milhões dólares de dólares e oficialmente adota dieta de baixa gordura 

          - Ancel Keys se torna membro  do conselho do AHA e aparece na capa da Time Magazine. 

         - A mídia passa a repercutir o mantra da dieta de baixo teor de gordura.
      
         - O Estudo de Framingham Heart Study, usando dados de 5 anos divulga que Homens com menos de 50 com colesterol elevado têm maior risco de doença cardíaca. No entanto, este grupo de homens vulneráveis ​​meia-idade também foram mais propensos a fumar, estar acima do peso , e não se exercitar. Estes se tornaram os  famosos fatores de risco de em Framingham e colesterol elevado estava no topo da lista. Além disso, esses homens tiveram açúcar elevado no sangue, uma associação totalmente esquecida ou ingorada. estas foram as associações - e não causa e efeito. Na cidade Framingham, uma vez homens chegavam aos 50 anos [a idade em que o risco de ataques do coração] as doenças cardíacas não apresentavam associação com o colesterol elevado. Este último achado foi recebido com silêncio de tirar o fôlego de cardiologia dos EUA.

           - Pete Ahrens da Universidade Rockefeller e Margaret Albrink de Yale informam que triglicérides elevados foram associados com risco aumentado de doença cardíaca e que dietas com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos elevam os triglicerídeos. Assim, Carboidratos e não gordura, aumentam o risco de doença cardíaca.

1966 - Jeremias Stamler , professor da Universidade de Northwestern, AHA membro do conselho e um defensor da teoria de Ancel Keys , promove a mudança para gorduras vegetais em seu livro de auto-ajuda, "Seu Coração Tem Nove Vidas', que curiosamente foi  financiado pelos fabricantes do óleo de milho Mazola  e da margarina Fleissmann.
      
1967 - O Journal of the American Medical Association publica do trabalho de Peter Kuo, da Universidade da Pensilvânia, onde ele demonstrou que 90% de 286 pacientes com aterosclerose  tinham tinham os triglicerídeos elevados. Esta e todas as outras pesquisas que desafia o "Evangelho segundo Keys" tem sido ignoradas e fortemente desconsideradas.
      
1970 -  As diretrizes anti-gordura do American Heart Association agora englobam crianças e mulheres grávidas. Como conseqüência direta, o programa WIC do governo federal [assistência alimentar a mulheres com filhos pequenos] somente permite leite desnatado ou leite de baixo teor de gordura para crianças acima de 2 anos de idade 

           - Margaret Albrink, Peter Kuo, Lars Carlson e Joseph Goldstein relataram que níveis elevados de triglicerídeos foram mais comuns em pacientes com doença cardíaca do que o colesterol. Eles confirmaram que a maioria das pessoas com doença cardíaca têm o que Gofman chamou de  "Carbohydrates Induced Lipemia".
      
1971-  Best-seller  anti-carne "Dieta para um pequeno planeta" é publicado. O argumento de Francis Moore Lappe para o vegetarianismo é que essa é a maneira de alimentar o mundo dos pobres. Durante os anos 1970 pós Vietnã, foi sugerido que os americanos se sentem culpados por ter uma abundância de bons alimentos saudáveis ​​para comer.

1972 - Dr. Robert C. Atkins publica o livro "Diet Revolution", onde defende uma dieta rica em gordura para a perda de peso. Atkins vende um milhão de cópias em 6 meses. Atkins leu pela primeira vez sobre o valor de uma dieta rica em gordura para a perda de peso em um artigo de autoria do Dr. Alfred Pennington no Journal of the American Medical Association. 

1973 - American Medical Association ataca Dr. Atkins chamando seu dieta de alto teor de gordura de "fraude perigosa'. Atkins se defende perante uma comissão do Congresso.
      
1974 - Framingham Heart Study, com dados 24 anos, divulgas que os homens com os níveis de colesterol abaixo de 190 mg/dl eram três vezes mais propensos a ter câncer de cólon do que os homens com colesterol mais de 220 mg/dl. Na cidade de Framingham houve uma forte associação entre o baixo colesterol e morte prematura. Além disso, não houve relação entre colesterol elevado e morte súbita.

1976 - FDA dá o status de "reconhecido como seguro" para  óleo de soja hidrogenado, apesar bioquímico lipídico Mary Enig [PhD] ter advertido o governo de que entre seus muitos perigos as gorduras trans interfeririam nos receptores de insulina nas membranas celulares e, assim, aumentam o risco de diabetes. Em 2005 o Dietary Guidelines finalmente [mas de forma tímida] advertiu os americanos para "limitar os ácidos graxos trans" e o suniu com a gordura saturada em uma nova categoria sem sentido chamada de "Bad Fat".

1976 - Nathan Pritikin abre seu primeiro "low fat" Longevity Center. Um participante é o rechonchudo senador dos EUA, George McGovern. Embora tenha saido do programa de Pritikin, estava convencido de que a gordura nos faz engordar e é responsável por "doenças mortais" como o câncer e doenças cardíacas. Nathan Pritikin cometeu suicídio anos mais tarde, quando sua dieta de baixa gordura não conseguiu protegê-lo de leucemia.

1976 - O comitê legislativo para Nutrição e Necessidades Humanas, liderado pelo  senador George McGovern conduz dois dias de audiências sobre " Dieta e Doenças Assassinas". Os participantes eram advogados e ex- jornalistas sem formação científica. No livro God Calories Bad Calories, Gary Taubes relata que McGovern e sua equipe foram para as audiências cm uma forte tendencia em favor da hipótese de Ancel Keys.

1977 - Após a realização de seis audiências adicionais, o comitê de McGovern emite a versão final de "Dietary Guidelines for Americans". Onde pela primeira vez, uma agência do governo federal dos EUA diz ao povo para comer menos gordura. Nick Mottern, um vegetariano, cujos heróis incluíam Ancel Keys e Jeremias Stamler, foi o responsável pela tarefa de escrever as primeiras metas dietéticas para os Estados Unidos.

        - Em Washington, após as orientações terem sido liberadas os cientistas no governo estavam quase horrorizado com o que político havia feito!

1978 -    O Xarope de Milho de Alta Frutose HFCS] entra no mercado dos adoçante. Em 1985, 50 por cento do adoçante consumido pelos americanos era HFCS. Em combinação o HFCS e o açúcar branco criam um engarrafamento metabólica no fígado, resultando tanto em uma maior produção de insulina, como também uma maior a resistência à insulina.
      
1980 - Níveis de obesidade em os EUA tinham permanecido entre 12 a 14 por cento entre 1960 e 1980. Depois de 1980, especialmente após 1990, a obesidade cresceu dramaticamente. Hoje 49 estados têm taxas de obesidade maiores do que 20 por cento. 
      
          - O Departamento de Agricultura dos EUA libera as primeiras diretrizes oficiais sobre as deitas de baixa  de gordura [comer menos gordura, gorduras saturadas e colesterol] Finalmente, uma hipótese ainda não comprovada de que a gordura dietética é a causa de doença cardíaca tornou-se a pedra angular das políticas e de educação nutricional dos EUA [e também no mundo].
     
1982 - Dois anos após a liberação das Diretrizes para deitas de baixa gordura um grande estudo [National Institutes of Health Study MRFIT] não consegue provar que dietas s mesmas eram mais seguras ou eficazes. . Participantes do grupo que usaram uma dieta com baixo teor de gordura, rica em carboidratos e em gorduras de origem vegetais tiveram mais mortes do que o grupo que receberam a orientação de escolher sua própria dieta. 
      
1984 - Mais questionáveis são produzidos, um o estudo patrocinado pelo NIH [Instituto nacional do Coração] faz uso de ajustamentos as estatísticas e seu diretor, Basil Rifkind, declarou vitória e afirmou que agora o governo federal tinha prova definitiva de que a redução do colesterol e gordura reduziria o risco de doença cardíaca. Muitos cientistas respeitáveis ​​questionaram a metodologia , as estatísticas de " risco relativo " , e resultados distorcidos do estudo , mas LRC e uma subseqüente NIH " Conferência de Consenso " em 1984 acabou com qualquer novo debate público.

          - Anthony Gotto, presidente da Associação Americana do Coração, disse: "Se todo mundo saiu na frente com para baixar o colesterol, vamos conquistar a aterosclerose, até o ano de 2000." Embora milhões de pessoas estão a tomar estatinas para baixar o colesterol, a incidência de doença cardíaca tem não desceu, como prometido. Desde o ano de 2000, cinco (5) novos hospitais coração especialidade que custam mais de US $ 250 milhões de dólares foram construídas apenas em cidades gêmeas de Minneapolis e St. Paul. 
      
1986 - NIH e AHA estabelecem o Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol. Diretrizes são emitidas no ano seguinte. Pela primeira vez  o colesterol no sanguíneo maior do que 200 mg/dl é considerado como uma doença. Empresas de cereais e de óleos vegetais estão ansiosas em participar da "guera contra o colesterol juntamente com a
Associação Médica Americana.

          - A FDA [Departamento de Agricultura dos EUA] diz que "não existem evidências conclusivas" de que o açúcar causa doença cardiovascular. Desde aquela época, o governo não financiou nenhum estudo para testar a hipótese. De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2005, até 25 por cento das calorias pode ser consumidas como açúcar. 

1987 - Uma descoberta "insólita" do Framingham Heart Study. Os residentes de Framingham, aqueles em que os níveis de colesterol diminuíram nos primeiros 14 anos do estudo, foram mais propensos a morrer prematuramente de doença cardíaca e câncer quando comparados com aqueles nos quais o colesterol permaneceu o mesmo ou aumentou.
      
1987 - Mevacor, a primeira droga para baixar o colesterol [Estatina], foi aprovada em tempo recorde. As Estatinas reduzem tanto o colesterol e quanto a Coenzima Q10 [CoQ10]. Os os músculos e o coração usam a CoQ10. Não é de estranhar, então, que a incidência de insuficiência cardíaca congestiva tenha duplicado desde 1990.

1988 -  O Relatório sobre Nutrição e Saúde da Surgeon General é lançado e é dada a máxima prioridade na redução da ingestão de gordura.

          - Depois de 20 anos pesquisando o metabolismo de carboidratos, Gerald Reavan da Universidade da Califórnia, anuncia a sua descoberta de "Síndrome X", agora conhecida como síndrome metabólica ou doença cardíaca relacionada com a diabetes. A Síndrome X é um conjunto de anormalidades, incluindo o açúcar elevado no sangue, os níveis elevados de insulina, triglicerídeos elevados, e níveis baixos de HDL. Em seu livro Síndrome X,  o Dr. Reaven disse que o culpado na doença cardíaca é o excesso de açúcar e o excesso de carboidratos facilmente digeridos e não a carne vermelha. 
      
1990 - De acordo com o CDC [em Atlanta] a diabetes tipo II aumentou como um "trem desgovernado".

2000 - O CDC informou que o risco de vida do diabético é agora de 1 em 3. Porque 80 por cento dos diabéticos morrem de coração doença, o "sistema de gestão da doença" nos EUA vão ter que se preparar para um grande aumento de doenças cardíacas.

         - O óleo de soja 2000 tem 70 por cento do mercado de gordura comestível no consumo banha Nutritiva EUA: Menos de 1 quilo por habitante. 
      
         - O consumo de açúcar em os EUA chega cerca de 75 kg por habitando por ano. 
      
         -  1 bilhão de dólares foi gasto em estudos com foco na redução do colesterol LDL. Pouco ou nenhum dinheiro tem sido gasto pesquisando os perigos potenciais do açúcar adicionado aos alimentos, o óleos ômega-6 com origem em sementes ou a dieta oficial teor de gordura. 
   
2003 - Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de McGill encontrou que adolescentes obesos possuem corações aumentados o que é um forte preditor de problemas cardíacos graves no futuro. Os indicadores de doença cardíaca em crianças incluem resistência à insulina, níveis elevados de triglicerídeos e níveis reduzidos de HDL. 
      
2004 - O nível obesidade em os EUA chega a mais de 30 por cento.

2005 - As receitas da indústria do Fitness/Health  chega a 16 bilhões de dólares. Quase 40 milhões de americanos pertencem a clubes de Fitness/Health. O do exercício não consegue reduzir a obesidade, diabetes, ou a incidência de doença cardíaca. 

2010 - O guia Alimentar [Dietary Guidelines] continua a preconizar as dietas de baixo teor de gordura, o mantra saúde. O Comitê Consultivo [de 13 membros] que elaborou o guia o teria feito a portas fechadas. Embora eles aleguem ter baseado sua revisão sobre nas evidências científicas e médicas preponderantes, as evidências em favor de uma dieta com maior teor de gordura mais elevado foram simplesmente ignoradas.

2013 - Em Dallas, a American Heart Association está convidando 33.000 especialistas cardíacos [profissionais que continuam a seguir o Evangelho baixo teor de gordura de acordo com Ancel Keys] para sua grande conferência anual. A cidade de Dallas concordou em construir um luxuoso hotel quatro estrelas com 1100 camas. Phillip Jones, presidente e CEO do Dallas Convention & Visitors Bureau, disse que o evento pode gerar cerca de 86.000 dólares para a cidade. Nenhuma surpresa até aqui. O AHA é um superstar na área de angariar fundos, com ativos superiores a 1 bilhão de dólares. O CEO do AHA ganha mais de 500,000 dólares por ano para ser chefe de policia das dietas de baixa gordura.

2014, 15,16..... Tempo para rever as diretrizes de baixo teor de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.