segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os "novos" idosos

Notícias do Cidadão
Notícias
Psicologia - Tendências
A terceira idade no divã
O “novo idoso”, como os especialistas chamam quem pertence a essa geração, quer conversar com alguém capaz de entender o significado do envelhecimento: o terapeuta
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notícias

“novo idoso”, como os especialistas chamam quem pertence a essa geração, quer conversar com alguém capaz de entender o significado do envelhecimento: o terapeuta. O movimento inédito revela uma geração que busca mudar sua vida na terceira idade.

“O novo idoso chega aos 60 com expectativa de viver por pelo menos mais um terço da vida – e deseja fazê-lo de forma alegre, com autonomia e protagonismo1. Eles têm urgência de reinventar sua própria história”, afirma a psicóloga Ruth Gelehrter, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

“Aos 30 anos, não era a mulher forte que sou hoje”

Com ajuda financeira dos filhos, Maria Teresa Savi (foto), 60, procurou um terapeuta “para descobrir quem era”. Como muitas mulheres de sua geração, cresceu em família rígida, ouvindo que a trajetória de uma mulher inclui somente dois momentos importantes: casamento e maternidade. A história de Maria Teresa teve um casamento e três filhos, mas não o final feliz que ela sonhara.

divórcio, aos 50 anos, tampouco trouxe as respostas que esperara. Experimentou pela primeira vez a liberdade de fazer as próprias escolhas, mas não sabia como aproveitá-la – afinal, crescera obedecendo à vontade do outro. Em um ano no consultório, conquistou algo que não esperava mais da vida: confiança. “Aos 30, não era a mulher forte que sou hoje. Aprendi a dar valor ao que faço”, afirma.

“Essa geração tem mais informação e chega à terceira idade em excelentes condições de saúde. Por isso, faz sentido buscar um novo sentido para a vida, como fez Maria Teresa e como fazem quatro em cada dez pacientes da terapia”, diz Maria Cecília Minayo, socióloga da Fiocruz.

Para melhor desfrutar esse momento, outras questões são tratadas pelos “novos idosos” no divã: como lidar com a aposentadoria, as limitações que o avanço da idade impõe – e a possibilidade de ter que depender de alguém –, as mudanças na aparência, o convívio familiar e a vida sexual. Os pacientes têm dúvidas a que nem a família nem os amigos podem responder. “O idoso é amado e respeitado, mas não é ouvido”, diz o psicólogo Fernando Genaro, pioneiro de um serviço público de atendimento psicológico ao idoso num centro de saúde na Zona Norte de São Paulo.

Encarar o novo ou confrontar o passado significa assumir para si mesmo que é preciso mudar. Isso nunca foi fácil em idade nenhuma. Começar aos 60 anos, segundo os terapeutas, tem uma vantagem fundamental: quem entra num consultório nessa idade não tem mais tempo a perder”, enfatiza Walcyr Carrasco, escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro.
Foto/ilustração: Rogério Cassimiro/ÉPOCA / Portal Terceira Idade
Fonte: Revista Época
1Protagonismo: (do Dicionário Aulete) Qualidade de quem exerce papel de destaque em qualquer acontecimento

Mais sobre o assunto, na internet
UOL > Revista Viva Saúde > Bem-estar
Conheça as terapias que combatem a depressão na terceira idade

Considerada o mal do século, a depressão pode aparecer em qualquer fase da vida. Na terceira idade, ela pode causar sérios danos à saúde física e mental
http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/conheca-as-terapias-que...
UOL > Mulher > Comportamento > Equilíbrio
Idosos fazem terapia pela primeira vez e superam questões antigas

Marvin Tolkin tinha 83 anos quando decidiu que uma vida não examinada não valia a pena ser vivida...
http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/05/04...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Psicologia
Saúde mental do idoso: limites e possibilidades
Rever seu passado e os fatos mais significantes que fundam sua história possibilita ao idoso uma valorização positiva desta etapa da vida
Saúde e Equilíbrio > Psicologia - Bem-estar
A importância do toque físico na terceira idade
O toque de carinho, de apoio nos movimentos e os abraços espontâneos estimulam o funcionamento neurológico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima

FONTE:http://www.portalterceiraidade.com.br/horizontais/noticias_cidadao/noticia03.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.