segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pode ser mais fácil entrar nesta fantasia, ficar ao lado e criar um laço com a realidade, sem confrontos inúteis e desgastantes para ambos os lados...

Por que as pessoas com demência mentem?

Escrito por  Por Paula Spencer Scott/Caring.com Beltrina Côrte
Avalie este item
(0 votos)
por-que-as-pessoas-com-demencia-mentem-fotodestaqueNo final da década de 80, ao retornar ao país após ter ficado fora por cinco anos, fui morar em uma pensão na região da Bela Vista em São Paulo. Dona Edith era uma senhora, solteira e sem filhos, que comandava a pensão que tinha cerca de 10 quartos.
Todos individuais. Todos os moradores eram profissionais liberais, entre eles publicitário, médico, professor... 
Tínhamos uma cozinheira e uma arrumadeira. Tudo sob o comando de dona Edith. Após algum tempo, começamos a perceber algumas mentiras e não entendíamos. Começaram a sumir algumas coisas dela e a cada vez ela culpava um de nós, criando até intrigas. 
Na mesma ocasião, uma colega de doutorado da USP começou a falar que sua mãe, uma grande intelectual, tinha doença de Alzheimer, e fazia o mesmo. Era na realidade os sintomas de demências. Mas na ocasião pouco se sabia ou se falava a respeito por aqui. 
No caso de dona Edith ficou claro e tivemos que chamar a única irmã que tinha e que vivia no sul mas que não se viam há décadas. Enfim, dona Edith foi para o sul acompanhada de nossa arrumadeira, que ao voltar assumiu o comando da pensão. Saí em seguida e não tive mais notícias dela. 
Depois foi minha mãe que também desenvolveu a doença de Alzheimer. Deixava o forninho ligado e quando meu pai perguntava ela inventava, dizendo que era uma das filhas que nem mais viviam ali. Ela costumava arrumar uma trouxinha de roupa para ir pra “sua casa” e a escondia. Quando achávamos ela mentia dizendo que não tinha sido ela. 
Enfim, quem tem alguém com doença de Alzheimer em casa sabe muito bem o que é isso. Mas não fique surpreso ou decepcionado, ao ouvir alguma mentira de seu ente querido. 
Em recente artigo publicado pela editora de Caring.com, Paula Spencer Scott, alerta que distorções da verdade são, em parte, um mecanismo de enfrentamento para uma pessoa com demência, um meio de explicar (a si mesma ou a outros) realidades que de outra forma não fazem sentido. 
Entre os exemplos Paula cita os seguintes:
- Para onde o relógio foi? A ajudante pegou!
- Como o controle da TV foi parar na geladeira? A criança deve ter colocado lá!
- Onde você está indo? Para um encontro muito importante com o prefeito!
- Qual era o seu antigo emprego? Ué, eu era o presidente do banco, e não um contador!
- Quem é aquela mulher estranha de uniforme dizendo ser ajudante? Ela deve estar tendo um caso com o meu marido! 
Segundo Paula, mentiras ajudam a preservar um senso de dignidade, quando alguém está se sentindo envergonhado, com medo, ou de certa maneira consciente de que fez coisas erradas. Para Paula, o melhor a fazer é ignorar ou encobrir, pois se tentar corrigir o seu ente querido, só vai fazê-lo se sentir mais constrangido, e mais confuso. 
E Paula nos lembra para jamais esquecermos que “é a doença falando” e não a pessoa que a gente ama. 
Isso é verdade, lembro que na pensão ficávamos muito chateados com dona Edith que além de mentir, ainda culpava um de nós pela ausência de algo. Na minha família quem mais sentia era meu pai, que vivia dizendo que minha mãe o queria deixar louco. 
Enfim, hoje entendo que brigar com a doença é pura perda de tempo!

FONTE:http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/index.php/item/2865-por-que-as-pessoas-com-dem%C3%AAncia-mentem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.