quarta-feira, 11 de junho de 2014

Delícia de notícia!

Chocolate e vinho fazem bem para a memória, revela estudo

TER, 10 DE JUNHO DE 2014 01:00 
 
ACESSOS: 108
  • Imprimir
  •    
  • PDF
    

Foto: reprodução
Uma substância presente no vinho tinto e no chocolate preto, que tem sido aclamada pelas suas propriedades anti-envelhecimento, também pode ajudar a melhorar a memória.
É o que mostra um novo estudo feito pela Universidade Charité de Berlim, na Alemanha.Universidade Charité de Berlim, na Alemanha.
A pesquisa analisou o papel do composto, o resveratrol, como protetor das funções cognitivas.
O estudo-piloto envolveu 46 voluntários e seus resultados saíram na semana passada na revista científica Journal of Neuroscience.
A pesquisa
Os participantes eram todos adultos com boa saúde, mas com excesso de peso - nos quais os benefícios do resveratrol parecem aparecer com maior intensidade.
Eles foram divididos em dois grupos: um tomou suplementos de 200mg de resveratrol durante seis meses e os restantes tomaram um placebo.
Os que receberam suplementos de resveratrol lembraram-se de mais palavras de uma lista que tinham lido 30 minutos antes do que os que tomaram o placebo.
Memória
Em entrevista ao portal internacional especializado LiveScience, a coordenadora do estudo, a neurocientista Veronica Witte, disse que também observou nos indivíduos que tomaram resveratrol um aumento das ligações entre as áreas cerebrais responsáveis pelos processos de memória e que esta melhoria permitiu, ainda, um incremento na capacidade do organismo dos voluntários de absorver os açúcares consumidos.
"De um ponto de vista clínico, as nossas descobertas sugerem que a ingestão regular e significativa de resveratrol, pelos mais velhos, pode ter efeitos de proteção das funções cognitivas, uma hipótese que, agora, necessita de ser avaliada através de ensaios clínicos de grande escala”.
Fontes de Resveratrol
Além do vinho tinto e do chocolate preto, a uva, o amendoim e a amora são boas fontes de resveratrol, um composto que, acreditam os cientistas, é capaz de "imitar" no organismo os efeitos de uma dieta de restrição calórica.
Estudos anteriores já tinham associado esta substância aos benefícios anti-envelhecimento, da saúde cardiovascular e do tratamento do câncer, mas poucas pesquisas analisaram seu papel na cognição.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.