terça-feira, 24 de junho de 2014

Santa Tecnologia!

Óculos inteligentes fazem cegos enxergar
QUI, 19 DE JUNHO DE 2014 01:01      ACESSOS: 249
Imprimir PDF
 

Fotos: reprodução/BBC

Óculos inteligentes, para ajudar deficientes visuais a enxergar,  estão sendo testados com sucesso por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Os óculos melhoram as imagens de pessoas e objetos que estejam próximos das lentes, o que dá ao usuário uma ideia mais clara do que o cerca.
O aparelho permitiu, por exemplo, que os deficientes visuais vissem seus cães-guias pela primeira vez.

Câmera 3D
Os óculos inteligentes, tem uma câmera 3D especialmente adaptada para ajudar a melhorar a visão.
As imagens captadas pelos óculos são processadas em um computador e projetadas em tempo real nas lentes.
Com isso, as pessoas e objetos próximos ganham mais brilho e definição

Teste
Uma das pessoas que testaram o dispositivo foi a britânica Lyn Oliver, que tem uma doença progressiva que faz com que ela tenha uma visão muito limitada.
Agora com 70 anos, ela foi diagnosticada com retinite pigmentosa aos 20 anos.

Ela pôde ver movimentos, mas descreve a própria visão como "manchada".
Lyn Oliver diz que os óculos inteligentes oferecem uma clareza e detalhe que nunca tinha visto antes. Ela que participou de testes anteriores.

Futuro
Stephen Hicks, que liderou o projeto na Universidade de Oxford, afirmou que agora eles estão prontos para sair da fase de pesquisa e levar o dispositivo para ser usado pelos deficientes.
"Se você andar por aí, vai poder navegar através de portas e ver os perigos no chão nos quais você pode tropeçar. Então você poderá ser mais independente e andar com mais tranquilidade", disse.

O cientista disse que houve uma boa resposta dos que já usaram o aparelho.
"As pessoas adoraram. Eles destacaram o quanto conseguem ver agora. Podem ver os detalhes nos rostos, podem ver as próprias mãos. E comentaram como conseguiram ver o cão-guia pela primeira vez", afirmou.



Modelo
Os óculos ainda são grandes e conectados a um laptop dentro de uma mochila.
Mas os pesquisadores acreditam que poderão diminuir o tamanho até conseguir óculos de tamanho normal.

Até o final de 2014, os pesquisadores vão produzir um lote inicial de cem aparelhos, que serão oferecidos a pessoas cegas ou parcialmente cegas.
Se este período de testes for bem-sucedido, os cientistas vão produzir mais equipamentos nos próximos anos.

E, no futuro, eles esperam até diminuir o preço do aparelho para os britânicos, fazendo com que o kit todo custe o equivalente a um telefone celular.

Com informações da BBC - Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5074

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.