sexta-feira, 27 de junho de 2014

Paixão por futebol não tem idade, voluntariado também não!

A estreia do Brasil na Copa do Mundo aconteceu no dia 12 de junho contra a Croácia. Mas o mundial começou muito antes, pelo menos para o voluntariado. 

A paixão pelo futebol não tem idade e isso foi observado no número de inscrições de voluntários idosos; total de 2.750. Dentre esses foram selecionados, segundo o Ministério do Esporte, 288 septuagenários, 53 octogenários e 16 nonagenários (90-94 anos). 
Legislado pelo artigo 1 da Lei No 9608, de 18/02/1988, o trabalho voluntário é qualquer atividade onde a pessoa oferta, livremente, o seu tempo para beneficiar outras  pessoas, grupos ou organizações, sem retribuição monetária (Brasil, 1998). 
O idoso brasileiro contribuirá na copa com uma jornada de 4 horas, no mínimo sete dias seguidos ou intercalados e atuará em locais públicos e abertos; como estação de metrô e ônibus, aeroportos, eventos de exibição pública, área de fluxo como shopping e ponto turístico, entorno do estádio e centro de mídias (Volunteering, 2000). 
O voluntariado tornou-se uma prática comum e em expansão crescente na terceira idade, servindo como mecanismo para manter o idoso socialmente ativo e afastá-lo do preconceito advindo da aposentadoria (ONU, 2003). 
No Plano de Ação Internacional para o envelhecimento Ativo, colocou-se a participação dos idosos na sociedade através da realização de trabalho voluntário com um dos objetivos e compromissos a serem adotados pelos países preocupados em manter uma sociedade para todas as idades4. 
Como pode se observar o “primeiro chute” já foi dado, mas devemos estimular, despertar o interesse não só pelo “futebol arte”, mas para ações que facilitem os idosos ao voluntariado. 
Pra frente Brasil! 
Referências
BRASIL. Lei n. 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntario e das outras providencias (legislação da internet). São Paulo: TRT/SP; 2003 (citado 2006 ago.4).
WILSON J. VOLUNTEERING. Annu Rev Sociol. 2000;26:215-40.
Organização das Nações Unidas (ONU). Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento -2002. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; 2003 

(*)Por Gislaine Gil, Mestre em Gerontologia Social pela PUC SP, Neuropsicóloga pelo IPq do HC da Faculdade de Medicina da  USP e fundadora do Vigilantes da Memória: http://vigilantesdamemoria.com.br
FONTE: http://www.portaldoenvelhecimento.com/index.php/com-phocagallery/com-phocagallery-info/voluntariado/item/3232-paix%C3%A3o
Escrito por  Por Gislaine Gil(*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.