segunda-feira, 30 de junho de 2014

FIFA/Pessoas com deficiência/ Necessidades especiais

O que a FIFA faz pelos torcedores com necessidades especiais

by Ricardo Shimosakai
Torcedor cadeirante e amigos na Estação da Luz em São Paulo para pegar o Expresso da Copa, ligação direta e acessível para o Estádio ‘Itaquerão’Torcedor cadeirante e amigos na Estação da Luz em São Paulo para pegar o Expresso da Copa, ligação direta e acessível para o Estádio ‘Itaquerão’
A FIFA continua empreendendo esforços para combater todas as formas de discriminação e fazer do futebol uma festa acessível a todos. Por isso, desenvolveu uma série de serviços feitos à medida para as pessoas com necessidades especiais, possibilitando que elas curtam 100% da experiência de vivenciar a Copa do Mundo da FIFA 2014.
Para melhorar a experiência dos torcedores cegos ou com visão parcialmente prejudicada, a FIFA e o COL (Comitê Organizador Local) estão fornecendo um serviço inédito de narração em áudio em quatro estádios da Copa do Mundo da FIFA.
A narração será semelhante à do rádio, mas com uma ênfase maior na descrição do clima do estádio. Os narradores foram especialmente treinados para isso, e também darão a esses torcedores informações sobre detalhes visuais que estão acontecendo no local das partidas, transformando a linguagem corporal e as expressões faciais dos jogadores em palavras. As movimentações das equipes e as cores vistas no estádio também serão relatadas, juntamente com qualquer outro aspecto que seja relevante para transmitir totalmente o ambiente do jogo para dentro do coração dos torcedores.
A narração em português é gratuita e está disponível a todos os torcedores, mas principalmente às pessoas cegas e com problemas parciais de visão, nas partidas de Belo Horizonte (103,3 FM), Brasília (98,3 FM), Rio de Janeiro (88,9 FM) e São Paulo (88,7 FM).
Para ter acesso ao serviço, os torcedores devem levar ao estádio os seus próprios fones de ouvido e um rádio FM portátil ou smartphone com receptor FM. Depois disso, basta sintonizar o dial na frequência correta dez minutos antes da partida. Os aparelhos usados devem estar de acordo com o Código de Conduta dos Estádios, em particular com a seção 4, que trata dos itens de posse proibida.
Pelo menos 1% dos ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 foram disponibilizados para torcedores com necessidades especiais, que têm a opção de pedir um ingresso complementar para um cuidador que o acompanhará durante a partida.
Para assegurar que a experiência desses fãs seja agradável, todos os estádios da Copa do Mundo da FIFA são acessíveis para pessoas com necessidades especiais, com mobilidade reduzida e obesas. Isso inclui assentos, banheiros e passarelas acessíveis, entradas separadas e cadeiras de rodas extras fornecidas pelo setor de Serviços ao Espectador do COL.
FIFA.com para torcedores cegos e surdos
A preocupação com a experiência dos torcedores também chegou ao FIFA.com, que tem serviços especiais dedicados a surdos e cegos.
Todos os artigos dos sites oficiais da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA podem ser ouvidos em apenas um clique, no sinal localizado no canto superior esquerdo do texto.
Além disso, compactos de todas as 64 partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 serão transmitidos na língua internacionais de sinais pelo FIFA.com, possibilitando que pessoas com problemas auditivos em todo o mundo possam ter o mesmo nível de informação de todos os outros internautas.
A língua internacional de sinais é usada em encontros em todo o mundo, como o congresso da Federação Mundial de Surdos (WFD, na sigla em inglês) e eventos como as Surdolimpíadas.
A WFD representa aproximadamente 70 milhões de surdos em todo o mundo e ajuda essas pessoas fazendo com que a linguagem de sinais esteja disponível para os surdos, principalmente na educação e no acesso à informação.
"O futebol é um esporte universal e deve ser acessível a todos, e por isso estamos felizes por oferecer esses serviços aos torcedores com necessidades especiais", afirmou o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter.
Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.