segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seu sonho é entrevistar seu ídolo- Marilia Gabriela!

Marta Gil (Consultoria em Inclusão) enviou:

Fernanda Honorato começou como repórter no Programa Especial, atração da TV Brasil voltada à inclusão social de pessoas com deficiência. Dançarina e nadadora, ela participou do programa como entrevistada e impressionou a equipe com sua desenvoltura à frente das câmeras. A produção, empolgada, teve a ideia de chamá-la para trabalhar no programa.
"Chamei a Fernandinha para um teste e a achei muito desenvolta, comunicativa, daria uma boa repórter. Achava importante ter uma pessoa com deficiência intelectual como repórter, porque é uma visão que só ela pode dar", explica Angela Reiniger, diretora do Programa Especial.
O começo, entretanto, não foi fácil. Por ter uma deficiência que pode dificultar a habilidade cognitiva e até provocar retardo mental, a capacidade de Fernanda Honorato foi vista com descofiança e descrédito.
"Algumas pessoas na época acharam que era uma loucura, mas achei que valia a pena e, graças a Deus, estava certa, a Fernandinha arrasa nas entrevistas", comemora Angela Reiniger.
O programa, que comemora dez anos no ar em 2014, tem mais duas pessoas com deficiência, ambos cadeirantes: a apresentadora Juliana Oliveira e o repórter José Luiz Pacheco, que fala sobre esportes radicais.

Fernanda Honorato, por sua vez, adora falar sobre cultura e colher histórias inspiradoras, e recebe de volta a admiração de seus entrevistados: "Eles dizem que sou uma inspiração, tem gente que não tem nenhuma deficiência e me adora".
Fernanda Honorato entrevista o geneticista Zan Mustacchi para o Programa Especial (Divulgação/TV Brasil)
Em seu currículo, estão reportagens com Zezé Di Camargo & Luciano, Fagner e o nadador paralímpico Clodoaldo Silva. Durante uma entrevista com a cantora Maria Bethânia, publicada pelo jornal O Globo, foi descoberta por jornalistas italianos, que se supreenderam com a repórter. Foi o primeiro passo para ela e sua equipe irem atrás do recorde mundial.
"Queremos inscrevê-la no Guiness Book, porque pelo que a gente sabe ela é a primeira repórter com Síndrome de Down no mundo. Internacionalmente não está homologado, mas já está no Brasil", afirma Angela Reiniger.
Fernanda Honorato já conquistou seu espaço no Brasil: participou de dois filmes (Cromossomo 21 e Entre Amores) e planeja ter seu próprio programa de TV. "Quem sabe um dia eu posso ter um programa com meu nome. Se depender da Angela... (risos)", torce.
A principal luta da repórter, porém, é contra a discriminação. Ela reconhece que o respeito e a admiração que conquistou como repórter não é privilégio de todos os portadores de Síndrome de Down, e acredita que a principal causa do preconceito é a desinformação.
"As pessoas devem colher mais informações sobre pessoas com deficiência para diminuir mais o preconceito", alerta.
FONTE: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/reporter-com-sindrome-de-down-quer-entrevistar-marilia-gabriela-3580

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.