A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a IBM selaram parceria para realizar um levantamento da acessibilidade das ruas brasileiras. ORota Acessível é aplicativo gratuito  possui diversos itens de cadastro, como localização de vagas especiais, condições das calçadas e presença de guias rebaixadas.
De maneira rápida, o cidadão seleciona a área na qual ele pretende cadastrar seu relato: localização, disponibilidade e conservação de vagas especiais, além de condições das calçadas, faixas de pedestres, guia rebaixada, iluminação pública, semáforo de pedestres e presença de sinalizações tátil e visual.
Após selecionar o tópico, basta adicionar uma foto para possibilitar a visualização da informação, comprovando os dados incluídos no aplicativo. Todos os usuários terão acesso aos dados inseridos no Rota Acessível, podendo acompanhar a evolução e os gráficos gerados pela ferramenta.
Foram utilizadas tecnologias de mobilidade, análise de dados e colaboração para disponibilizar mais inteligência e informação às cidades e à sociedade. Todas estas soluções associadas permitirão um levantamento assertivo e confiável, disponível para a consulta de todos.
A solução desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil possui georeferenciamento, que permite a localização automática do usuário no momento em que ele usa o aplicativo.