segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Redução declínio mental (idosos) -Dieta do Mediterrâneo

Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/?n=1309110000

Dieta do Mediterrâneo reduz declínio mental da idade. – efeitos a longo prazo nos filhos - ABC da Saúde 

Dieta do Mediterrâneo reduz declínio mental da idade.
A dieta do mediterrâneo consiste de um padrão alimentar que inclui uma ingestão de alimentos diversificada, com o predomínio de frutas, nozes, azeite de oliva, cereais e vegetais em quantidades apreciáveis, associada com um baixo consumo de carnes vermelhas e moderado consumo de peixes, vinho tinto e derivados do leite (na forma de iogurte e queijos).
Muitos estudos já demonstraram os vários benefícios que a dieta do mediterrâneo traz à saúde, entre eles a diminuição do risco de doenças relacionadas com a idade, como doenças cardiovasculares (infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão), acidente vascular cerebral (derrame) e diabete tipo II, tendo alguns destes estudos, de forma isolada, sugerido um efeito positivo sobre doenças cerebrais relacionadas com a idade, como a demência.
Um novo estudo de revisão sistemática que compilou e analisou em conjunto os dados de 12 pesquisas publicadas sobre o tema confirma de forma cientificamente mais robusta que uma maior aderência à dieta do mediterrâneo pode trazer benefícios para o cérebro, reduzindo o declínio cognitivo e o risco de demência, frequentes na idade avançada. O trabalho foi realizado por um grupo de pesquisadores britânicos e publicado na última semana na revista cientifica Epidemiology.
Os efeitos positivos da dieta do mediterrâneo sobre o cérebro podem ocorrer por meio de múltiplos mecanismos biológicos. A própria redução dos riscos cardiovasculares, diabete e doenças metabólicas, como dislipidemias, podem contribuir para uma redução do declínio cognitivo da idade e o desenvolvimento de demências. Além disso, os alimentos da dieta do mediterrâneo são ricos em antioxidantes, que são compostos químicos que reduzem o estresse celular produzido pelas oxidações biológicas, o que protegeria as células nervosas do dano provocado pela idade.
Apesar destas conclusões animadoras, os cientistas ressaltam a necessidade de novos estudos para confirmar os achados e esclarecer os mecanismos de ação.
Enquanto isso carregue no azeite de oliva! E se bater aquela fomezinha, três ou quatro nozes (de qualquer tipo) é a pedida, porém, cuidado que ambos são bastante calóricos. Frutas e legumes, coma sempre, todos os dias, em todas as refeições.
Fonte
  • - Epidemiology 2013;24: 479–489..


Leia Mais: Dieta do Mediterrâneo reduz declínio mental da idade http://www.abcdasaude.com.br/?n=1309110000#ixzz2jhImcra5 
(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.