segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Escola é para colocar o aluno dentro" - Marta Gil

“Escola é para colocar aluno para dentro”
Marta Gil (*)
Essa afirmaçãoé do Prof. Raimundo Flor Monteiro, do SENAI Maranhão. Menino negro, pobre, morador de Bacabal, no interior maranhense, era pescador – e dos bons, ele garante. Até que um dia conheceu a Escola SENAI e se encantou com as máquinas. Matriculou-se e foi bom aluno. Ouviu a mãe, analfabeta e observadora, que o instigou: “Tem gente que lê livro e tem gente que é carregador de livro – o que você vai ser?”
Ele leu livros; foi mais longe ainda: tornou-se professor e obteve o título de Mestre em Pedagogia.
Viveu a inclusão, no começo sem nem saber o nome  daquilo que fazia, seguindo sua mente e seu coração: observava o aluno, querendo conhecer suas condições de vida, entender seu comportamento, conquistar sua confiança para depois transmitir conhecimentos e valores, respeitando seu modo de ser e de aprender. “O professor reaprende com cada aluno”, afirma.
A vivência do Prof. Raimundo Flor, condensada nesta frase, soa ainda mais significativa no cenário atual, marcado pela discussão sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE, objeto de contestação por um grupo de deputados e senadores.
Ao assim fazer, eles desrespeitam e atropelam o Projeto do PNE, aprovado na Conferência Nacional de Educação – CONAE, que foi construído com intensa participação deinstâncias locais, estaduais até chegar à esfera nacional. Eles propõem o acréscimo de uma palavra – “preferencialmente” – aparentemente um detalhe, mas que na verdade muda totalmente o conteúdo da referida Meta.
Eles desrespeitam e desvirtuam também o artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que trata do direito à Educação Inclusiva. A Convenção foi ratificada em 2008 com equivalência de emenda constitucional e está em vigor; ou seja, deve ser cumprida.
O desrespeito vai além e atinge parte significativa de famílias com filhos com deficiência e que optaram pela escola regular.O Censo Escolar do Ministério da Educação – MEC mostra que entre 1998 e 2010 aumentou de 13% para 69% o percentual de alunos comdeficiência matriculados na rede de ensino regular- ou seja, uma decisão explícita e consistente a favor da Educação Inclusiva.
3 de Dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Que cada um de nós, individualmente e através de entidades, associações, conselhos faça ouvir sua voz, alto e bom som, a favor da Inclusão!
Saiba mais:
Sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e um histórico da inclusão http://www.inclusive.org.br/?p=25438
Chamamento às pessoas com deficiência: Izabel Maior: http://www.inclusive.org.br/?p=25756
Denúncia sobre uso de recursos pela Federação das APAEs - Luiz Nassif
Como a educação inclusiva enfrentou o preconceito e as Apaes

No Paraná, recursos da Apae bancam clubes sociais privados

(*)Marta Gil- consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas,associada à Ashoka Empreendedores Sociais, colunista da Revista Reação e colaboradora do Planeta Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.