quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Abraço civil - guardiões da terceira idade

Fonte: tps://www.google.com.br/search?q=to-t&oq=to-t&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=93&ie=UTF-8


Publicado em segunda-feira, 18 de novembro de 2013 às 07:00

S.Caetano terá Guardiões da 3ª Idade


Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
Orlando Filho/DGABC
Cidade com o maior número proporcional de habitantes idosos, São Caetano vem, desde outubro, oferencendo treinamento especial para que seus guardas-civis municipais aprendam a atender melhor a população da terceira idade.
O projeto, chamado de Guardiões da Terceira Idade, oferece aos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) curso explicando dados importantes dos idosos, como perfil, aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
“A guarda é uma figura de confiança para os idosos”, disse a coordenadora municipal das questões da terceira idade, Áurea Soares Barroso.
“Só de andar pelas ruas vemos que eles (GCMs) são um ponto de apoio. Os idosos se orientam por eles, conversam com eles, os buscam-nos sempre que precisam de algo”, completou.
Atualmente São Caetano tem cerca de 45 mil habitantes com 60 anos ou mais, segundo dados do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística). Um em cada três moradores da cidade está na terceira idade.
Os números mostram que 16,1% dos idosos que moram nas sete cidades da região estão em São Caetano.
Apesar de os índices das delegacias especializadas na questão do idoso apresentarem, até o momento, aumento no número de ocorrências, principalmente no referente às agressões ou maus- tratos, Áurea alerta que o principal problema são-caetanense na área é mesmo o isolamento social, já que filhos e netos casam e costumam se afastar da vida cotidiana dos idosos.
Por isso, a ação com os guardas visa aumentar a rede de serviços oferecidos pelos municípios a esse tipo de público. “O idoso aqui tem uma agenda, não fica o dia todo dentro de casa vendo televisão”, explicou a coordenadora.
Por enquanto, 110 guardas já fizeram o curso. A ideia do secretário municipal de Segurança Urbana, José Quesada, é que todo o efetivo da cidade, de aproximadamente 440 homens, sejam diplomados guardiões da terceira idade até o fim de janeiro.
Comandante da GCM local, Carlos Augusto Almeida, reforça o positivismo da ideia e antecipa que há planos para a criação de força especial específica para lidar com idosos dentro do município.
“Estamos trabalhando nessa questão, vendo as possibilidades de se ter equipe específica para esse tema”, destacou.
Almeida vê o curso como positivo pelo caráter humanitário que é desenvolvido nos guardas. “Queremos que eles sejam cidadãos exemplares. O GCM vai passar a ter visão diferente e melhor do trato com os idosos.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.