terça-feira, 12 de novembro de 2013

Caso real - Pessoa idosa, feliz em ter sobrevivido em um Brasil sem regras de segurança no trabalho

SOU ANGELO, MAS TAMBÉM SOU O PIRACICABA, O PIOLIM. O ALEMÃO



    Com o passar dos anos fui acumulando apelidos. Sempre fui dado, bem humorado, conversador, daí o apelido de palhaço. Era loiro, forte, daí o apelido de alemão, e Piracicaba foi minha cidade natal. Tenho hoje 76 anos, tive várias oportunidades de trabalho, juntei cinco diplomas de especialidades em minha formação profissional – sempre trabalhei em oficinas e no controle de fluidos em montadora de automóveis. Meus anos iniciais de profissão são de um Brasil que desconhecia regras de segurança mínimas nas empresas, e como sempre fui pessoa que gostava de desafios, escapei com vida de acidentes como o de envenenamento grave por inseticida ingerido e aspirado (meus pulmões ficaram tão preenchidos pelo tóxico que não conseguia mais falar, um médico aspirou direto do pulmão com seringa), e de queda de altura suficiente para quebrar costelas (que sararam sem nenhum exame ou medicamento, só pela graça de Deus). Era um tempo sem capacetes de proteção, sem botas antiderrapantes, sem máscaras ou luvas, sem regras de segurança. Por sorte, sobrevivi! Sou casado, tenho quatro filhas e tive um filho que já se foi em acidente. Elas me presentearam com quinze netos e um bisneto. Somos muito unidos, aprendemos a usar o computador para nos falar. Eu e minha esposa, já aposentados, fazemos hidroginástica e musculação adaptada, sempre juntos, se possível. Não temos carro, andamos muito a pé, o que é saudável Coordeno o grupo de idosos do SESI há seis anos (organizo os passeios) e síndico “vitalício” do prédio em que moro. Namorei bastante, mas quando encontrei moça religiosa como eu (rezo o terço todos os dias), bondosa, dando catecismo para as crianças, achei minha parceira! “Liberdade na vida é ter um amor para se prender” – Fabrício Carpinejar. Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.