terça-feira, 5 de novembro de 2013

Homens - a luta por um futuro azul

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4023:novembro-azul-alert

Novembro Azul alerta homens: façam o exame de próstata

  • PDF
 
novembro_azul
Foto: SóNotíciaBoa
Por Rinaldo de Oliveira
Você é homem e tem mais de 40 anos?
Ainda não fez o exame de próstata?
Pare com esse preconceito bobo: pense na sua saúde e quanto tempo você ainda quer viver.
Pegue o livro do seu plano de saúde e veja o urologista mais próximo que pode te atender.
Se não tiver seguro saúde, vá a um hospital público e marque logo!
O exame é rápido e nem sempre é necessário fazer o toque.
Mas se for, no seu caso, não tenha vergonha, nem medo: o exame não mata, já o câncer de próstata pode matar sim.
O médico está pra lá de acostumado e machismo, nesse caso, é pura ignorância.
Faça logo e tire esse peso da cabeça.
Caso dê positivo e esteja no início vai ser mais fácil tratar, porque nesse estágio, o câncer de próstata tem cura
Para alertar a população masculina sobre a necessidade de fazer o exame de próstata, o Congresso Nacional ficou azul na noite desta segunda-feira, como fez no mês passado com o Outubro Rosa.
O Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, também participam da campanha Novembro Azul.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, disse que é preciso aumentar o acesso dos exames urológicos à população de baixa renda e cobrou uma ação efetiva do governo federal.
A instituição participou do lançamento a campanha no Senado e encaminhou ao Ministério da Saúde um projeto que cria centros especializados para homens.
"Não temos uma ponte entre a atenção básica até o urologista. É necessário criarmos centros de referência em saúde do homem no Brasil", disse durante discurso na solenidade. "O homem, se tiver suspeita de alguma doença, é encaminhado aos ambulatórios de especialidades e aguardará, talvez, meses para ter uma primeira consulta", relatou.
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia, mostram que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre homens no Brasil.
Um em cada seis homens terá câncer de próstata, ainda segundo a instituição, e a idade é um dos fatores de risco: mais da metade dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame de toque retal para identificar o câncer deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 40 a 45 anos para homens negros ou com casos na família.
Com informações do G1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.