sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Wheelmap: o mapa-mundo da acessibilidade, para quem depende de uma cadeira de rodas

by Ricardo Shimosakai
Este mapa-mundo, com versões web, Android e iOS, tem facilitado a vida a quem depende da cadeira de rodas para se deslocar.Este mapa-mundo, com versões web, Android e iOS, tem facilitado a vida a quem depende da cadeira de rodas para se deslocar.
As aplicações móveis apareceram para nos facilitar a vida a todos. Incluindo àqueles cuja vida tende a ser mais difícil. Isto porque deslocar-se por uma cidade — algo “normal” para a maioria das pessoas — pode ser uma autêntica aventura e um grande desafio para quem está dependente de uma cadeira de rodas.
Nesse sentido, uma empresa alemã sem fins lucrativos criou o Wheelmap, um mapa de acessibilidade para quem se desloca em cadeira de rodas e que,conta o site Gizmodo, está a celebrar o quinto aniversário. Está disponível em 22 idiomas e tem versões para Android e iOS, bem como uma versão na web.
A aplicação é um mapa open-source que indica o estado de acessibilidade dos locais públicos nas redondezas. Nas versões mobile, utiliza o GPS do dispositivo para facilitar a orientação e como se trata de um projeto de desenvolvimento colaborativo, qualquer pessoa o pode editar e indicar se determinado local é acessível. E isto já foi feito mais de meio milhão de vezes, um pouco por todo o globo.
A interpretação da informação apresentada no mapa também é simples. Funciona através de um sistema de cores:
  • Cinzento: estado de acessibilidade desconhecido;
  • Vermelho: a entrada é íngreme ou tem degraus e as divisões não são acessíveis;
  • Amarelo: a entrada tem um degrau (máximo 7 cm de altura), a maioria das divisões não tem degraus, as casas de banho não são acessíveis;
  • Verde: entrada e divisões sem degraus e casas de banho acessíveis.
Desde o mês passado, o mapa passou a incluir uma funcionalidadedirecionada especificamente à acessibilidade das casas de banho públicas. Porém, estas informações ainda não estão disponíveis nas aplicações móveis, estando apenas disponíveis na versão web.
Fonte: Observador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.