segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEX, 28 DE AGOSTO DE 2015 01:04      ACESSOS: 253
Imprimir PDF
 

Foto: reprodução/RBSTV

Ressocialização pela música!
Um juiz gaúcho montou uma banda tendo como parceiros jovens que ele mesmo condenou por crimes como tráfico, roubo e homicídio.
A banda, chamada Liberdade, se apresenta no pátio do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, onde os adolescentes estão internados, e em outros locais, sob escolta. 
A formação não é fixa, porque os músicos são liberados após cumprir a medida socioeducativa.

Em sua página no Facebook o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior - que atua há oito anos atua na Vara da Infância e da Juventude local - diz que "o projeto foi criado por várias pessoas para usar a música, e não só o rock, como auxílio na socioeducação". 

E informa que doou alguns instrumentos pessoais no início do projeto.
Em entrevista à Folha, Dalmir falou que "a música permite que esses jovens sejam vistos por outro viés que não o da delinquência", disse à Folha.
História
O programa começou há seis anos.

"Nas férias escolares deles, me chamaram porque os meninos estavam muito agitados, sem atividade", diz o juiz, que atua como voluntário.
As turmas, de aulas teóricas e práticas sobre ritmo e harmonia, foram montadas com a colaboração da comunidade e o apoio da Pastoral Carcerária. 

Segundo o professor, o ritmo da percussão ajuda a "canalizar as energias".
Dos quase 80 internos do Case, cerca de 25 participam das aulas de música do projeto e conseguem um lugar na banda.

O juiz afirma que nunca enfrentou problemas com os garotos na banda, mesmo os que, em um primeiro momento, se sentiram injustiçados com a pena imputada.
Segundo ele, a banda ensina responsabilidade, já que nela "cada um tem sua função".
Para conseguir uma vaga na percussão ou na guitarra, é preciso ter bom comportamento. 
Beneficiado
Ex-integrante da banda, onde tocava repenique (tipo de percussão) e violão, Osvandré Gonçalves de Assis, 19, entrou no Case aos 16 anos por crimes como tráfico. 
"Sempre quis aprender. Agora sei tocar o básico", conta ele, que está em liberdade há poucas semanas e deixou o projeto. 

"Percebemos uma grande mudança nele", diz o juiz, que sonha com uma extensão do projeto fora do Case, para acolher egressos, como Assis.
Quando recebeu a sentença, o rapaz tinha estudado só até a quarta série do fundamental. No Case, concluiu o ensino médio. "Quero fazer direito e ser advogado", diz ele, que trabalha em um supermercado e faz planos de continuar tocando.
Com informações da Folha, RBS e Facebook
- See more at: http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7527&a=juiz-monta-banda-com-jovens-condenados-por-ele#sthash.24vBEbgR.dpuf
http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7527&a=juiz-monta-banda-com-jovens-condenados-por-ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.