domingo, 23 de agosto de 2015

Crianças não aceitam limites desnecessários. Nós também não deveríamos aceitar.

by Ricardo Shimosakai
Crianças com deficiência muitas vezes são prejudicadas pelos preconceitos e limites colocados pelos adultosCrianças com deficiência muitas vezes são prejudicadas pelos preconceitos e limites colocados pelos adultos
Existe alguma criança que não sonha em ser considerada e ter os seus dotes ou talentos reconhecidos? Não. Todas as crianças têm esperanças e sonhos – inclusive crianças com deficiência. E todas as crianças merecem uma oportunidade justa de transformar os seus sonhos em realidade.
No entanto, para um número imenso de crianças com deficiência, a oportunidade de participar simplesmente não existe. Com enorme frequência, crianças com deficiência estão entre as últimas a receber recursos e serviços, principalmente nos locais onde tais recursos e serviços já são escassos. Com enorme constância, são objeto simplesmente de pena ou, ainda pior, de discriminação e abusos.
As privações que as crianças e adolescentes com deficiência enfrentam constituem violações dos seus direitos e do princípio de equidade, que trazem implícita uma preocupação com a dignidade e os direitos de todas as crianças – inclusive os membros mais vulneráveis e marginalizados da sociedade.
Como está documentado, a inclusão de crianças com deficiência na sociedade é possível – mas exige primeiro uma mudança de percepção, um reconhecimento de que crianças com deficiência têm os mesmos direitos de todas as outras; de que essas crianças podem ser agentes de mudança e de autodeterminação, e não meros beneficiários de caridade; que suas vozes devem ser ouvidas e merecem atenção na elaboração de políticas e programas.
Nós contribuímos para sua exclusão quando não conseguimos reunir dados suficientes para subsidiar as nossas decisões. Quando ignoramos essas crianças, deixamos de ajudá-las a ser consideradas em todos os aspectos da sua sociedade.
Em algum lugar, alguém está dizendo a um menino que ele não pode brincar porque não consegue andar; a uma menina que ela não pode aprender porque não consegue enxergar. Esse menino merece uma oportunidade para brincar. E todos nós ganhamos quando essa menina, e todas as crianças, conseguem ler, aprender e contribuir.
Fonte: Blog do Deficiente Físico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.