quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Logo Diversidade na Rua.jpeg
Seção Tua História: O Silêncio que pode VOAR
Olá leitores do “Diversidade na Rua”!! Sou Patrícia R. Witt, deficiente auditiva desde nascença devido a minha mãe ter tido rubéola no período da gestação. Sou oralizada, Terapeuta Ocupacional, pós-graduada em Marketing Digital na ESPM-SUL e também sou autora do blog e livro SURDEZ Silêncio em Voo de Borboleta. Para adquirir a obra entre em contato, neste link: http://surdezsilencioemvoodeborboleta.com/blog/contato/. Tenho uma fanpage que possuí 4.000 seguidores: facebook.com/SurdezSilencioEmVooDeBorboleta

No blog há um relato de Tânia Carvalho sobre a minha obra, ela foi a primeira apresentadora do Jornal do almoço e hoje é comentarista na RÁDIO GAÚCHA. Fui diagnosticada com surdez profunda com um ano e dois meses de idade, diante disso logo iniciei a utilização de próteses auditivas e até hoje utilizo-as. Cada vez que as troco para uma melhor tecnologia (AASI digitais) consigo aprimorar minha escuta.  Para mim, cada som é uma surpresa, uma emoção nova, mesmo que ainda não tenha audição total das coisas.

Sou candidata ao Implante Coclear e estou à espera do meu sonho que é conseguir o Nucleus 6 (modelo) da Cochlear, devido a sua tecnologia de ponta que pode me beneficiar com vários recursos, assim como meus AASI (meu aparelho de ampliação sonora), mas com uma qualidade de som mil vezes melhor!  Esses recursos podem facilitar ainda mais a construir minha memória auditiva, já que ela é quase nula, pois dependo ainda totalmente da leitura labial.

Com a ausência de sons, aprendi a fazer a leitura labial desde pequena para entender como se dava a comunicação com o mundo. Até os meus sete anos de idade não sabia que eu era diferente dos outros (acreditava que todos faziam leitura labial), não sabia que os sons existiam para que possamos entendê-los por completo!  Até hoje convivo com uma pequeníssima porção de sons que mesmo assim são fragmentadas, e quando fico sem os AASI os sons simplesmente não existem.

Durmo tranquila mesmo com tempestades e trovões lá fora, e no outro dia as pessoas me dizem “Como choveu tanto nesta madrugada, até caíram pedras!!” e eu pasma: É mesmo? rsrs. Os meus gatos entendem que não escuto e se comportam durante à noite, pois sabem que fazer barulho para me chamar atenção não iria adiantar nada, é inútil... A escolha de minha mãe era que eu mesma descobrisse a minha surdez com naturalidade, sem pânico nenhum, pois ela estava ao meu lado me incentivando sempre. Foi exatamente assim que aconteceu: simplesmente soube, nem perguntei sobre isso e segui a minha vida com a mesma felicidade de sempre, sendo amada por todos da mesma forma.

Fui estimulada por fonoaudiólogos, pedagogos, professores, amigos e, principalmente, pela minha mãe. Eu sabia que todo mundo estava torcendo por mim, então decidi desde criança a me dedicar e esforçar ainda mais para que o meu futuro chegasse com mais independência e poder fazer tudo que eu quisesse! Atualmente sou professora colaboradora na Enlinea Educacional – Educação à Distância (EAD), que surgiu pela iniciativa empreendedora da Dra. Carla Netto em Julho deste ano.  Ministrarei o curso “O mundo do silêncio: família e escola integrada na inclusão”, que já está com as inscrições abertas (até 28/09/2015) e aulas com início em 26/10/2015.  Você pode acessar neste link: http://enlineaeducacional.com.br/cursos/o-mundo-do-silencio/.

Este curso tem como público alvo: familiares, professores, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde e educação. Também sou palestrante nas áreas da Trajetória da Surdez, inclusão social, escolar e mercado de trabalho. Atuei em principais universidades, instituições e eventos educacionais como FAPA, IERGS, UFSM, UNILASALLE, IPA e 69ª FEIRA DO LIVRO. Fiz entrevistas para UFRGS, TV Justiça, TVE e UNISINOS. Como Terapeuta Ocupacional, realizo consultorias em uma sala na clínica RADICOM em Porto Alegre para atendimento aos pais de crianças surdas e adultos surdos. Para agendar uma consulta, você pode ligar para o número (51) 3218-2420 ou mande um e-mail para o blog@surdezsilencioemvoodeborboleta.com. Ao receber a criança com surdez, devemos sempre educá-la desde a tenra idade com amor, fé e esperança e assim todos nós podemos VOAR além do horizonte! 


Sobre o Diversidade na Rua   Diversidade na Rua é um projeto da Mercur que tem como objetivo construir soluções que facilitem a vida das pessoas no seu cotidiano. Este projeto surgiu pela necessidade de compreensão mais abrangente sobre o ambiente da educação, por meio de um repensar sobre o papel da empresa neste campo de atuação. O projeto conta com dois ambientes digitais que possibilitam interação com o usuário. O primeiro é o site do Diversidade na Rua (http://www.diversidadenarua.cc/), que é um espaço para receber, compartilhar e difundir informações sobre inclusão e acessibilidade. O espaço possui várias sessões que possibilitam conectar os usuários formando uma rede de colaboração. Uma delas se chama Tua História que contempla depoimentos e reportagens feitas de maneira colaborativa por pessoas que se preocupam com esses temas e ajudam a dar visibilidade para fatos que passam despercebidos. O segundo ambiente é a Loja do Diversidade (loja.mercur.com.br) que não é um canal para desenvolver relacionamentos, por meio de atitudes de colaboração. Um dos conceitos disponíveis na loja é o “frete amigo”, que possibilita comprar um produto e contar com a ajuda de um voluntário da rede de colaboração para realizar a entrega, o que torna o custo com o produto mais baixo e ajuda na prevenção ao meio ambiente.

Acesse também:Site da Mercur: www.mercur.com.br
Mercur no Facebook: 
Mercur Oficial
Mercur no Twitter: 
@mercuroficial
Mercur no Youtube: 
Mercur S/A
Nas redes sociais, utilize a hashtag: #deumjeitobompratodomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.