sábado, 29 de agosto de 2015

Empatia: um adjetivo que não consta no currículo do cuidador

Escrito por  Simone de Cássia Freitas Manzaro(*)
Avalie este item
(0 votos)
empatia-um-adjetivo-que-nao-consta-no-curriculo-do-cuidador-fotodestaqueEmpatia aqui pode ser entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções e reações, imaginando-se nas mesmas circunstâncias que o outro.
Logo, quando esse adjetivo extracurricular se faz presente, o cuidador experimenta dos sentimentos do outro, colocando-se em seu lugar, fazendo aquilo que gostaria que fosse feito consigo, isso também pode ser chamado de respeito.
Fiquei observando-a o tempo todo. Aquela cuidadora era muito atenciosa e carinhosa, sempre estava com um caderninho em mãos para fazer suas anotações. Possuía muito carinho e um cuidado singular com aquela idosa. Em alguns momentos, voltava-se para o caderninho e fazia suas anotações. Um dia, por curiosidade, perguntei o que tanto ela escrevia, ela me entregou o caderno para que eu mesma pudesse ver. Ali estava escrito à sua maneira, todas as recomendações que eu havia dado, algumas tarefas importantes, nomes de medicamentos, horários e para que serviam, dentre outras coisas. Minha curiosidade aumenta e pergunto se ela havia realizado algum curso de cuidador de idosos e, para minha surpresa, a resposta foi: “não, não preciso de curso para cuidar de quem amo.”
Este episódio é importante para pensar sobre o longeviver frágil, especialmente quando as estatísticas nos apontam que a população mundial está envelhecendo, e, com isso, cada vez mais a presença de cuidadores de idosos nos lares se faz necessário principalmente, pelos inúmeros casos de demências e outras doenças crônicas, que tornam muitas pessoas idosas dependentes em seus cuidados diários.
Certa vez Madre Teresa de Calcutá disse que “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Ora, o cuidador é essa gota. O cuidador é um profissional contratado para dar assistência ao idoso que necessita de cuidados especializados, em alguns casos o cuidador acaba sendo alguém da própria família, que é escolhido ou que escolhe cuidar do próprio ente querido.
Muitas vezes o cuidador contratado acaba sendo uma extensão da família que não pode estar presente naquele momento ou até mesmo um mediador entre o idoso e o mundo lá fora. Ele é responsável por garantir a saúde mental e física para que o idoso esteja sempre ativo, alimentado e bem cuidado. É ele quem garante a qualidade de vida do idoso. 
empatia-um-adjetivo-que-nao-consta-no-curriculo-do-cuidador-foto1O cuidador deve ser alguém paciente, ser bom ouvinte, deve estimular atividades e independência, planejar e fazer passeios dentre outras atividades rotineiras.
Ao pensar nessas habilidades que um cuidador deve possuir para trabalhar com idosos, logo nos vem em mente se ele possui formação específica e possíveis referências de trabalhos anteriores, o que torna esse suposto cuidador em alguém confiável além de um bom profissional.
Porém, quando o cuidador está no trabalho prático junto ao idoso percebemos determinados comportamentos e atitudes que fazem muita diferença no cuidado.
Voz baixa e delicada, toque suave, carinho e empatia, podem aproximar ainda mais o idoso do cuidador, facilitando a relação entre ambos.
Empatia aqui pode ser entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções e reações, imaginando-se nas mesmas circunstâncias que o outro.
Logo, quando esse adjetivo extracurricular se faz presente, o cuidador experimenta dos sentimentos do outro, colocando-se em seu lugar, fazendo aquilo que gostaria que fosse feito consigo, isso também pode ser chamado de respeito.
Podemos fazer um paralelo com o filme “Os intocáveis”, filme francês baseado em fatos reais que mostra como alguém pode ajudar e auxiliar o outro, com condições às vezes mínimas, mas com muita força de vontade. Afinal, não estamos falando apenas de cuidador e idoso, estamos falando de seres humanos. No filme, um cuidador sem formação e sem nenhuma habilidade é escolhido dentre muitos (com muita formação e experiência) para cuidar de um homem que sofreu um acidente e que está na cadeira de rodas, sem movimentos do pescoço para baixo. Aos poucos aprende bem o trabalho e executa com perfeição, e sua relação com o paciente acaba sendo de uma grande amizade, o que facilita no cuidado.
Obviamente que a intenção não é tomar o filme como um exemplo a ser seguido, mas sim, como uma reflexão das habilidades pessoais que o cuidador que será contratado pela família pode ter e que ajudará na relação não só com o idoso, mas também com toda a família.
Capacitação específica ou força de vontade em aprender, cuidar e respeitar?
Qual será o principal adjetivo quando nos referimos ao cuidado com o idoso?
Podemos começar a refletir sobre isso...
(*)Simone de Cássia Freitas Manzaro - Psicóloga formada pela Universidade Nove de Julho, realiza atendimento psicológico de adultos e idosos. É voluntária na Associação Brasileira de Alzheimer-ABRAz. Possui experiência em estimulação cognitiva para pacientes com demências, principalmente Demência de Alzheimer; atua também com estimulação cognitiva preventiva; Realiza consultoria gerontológica, orientando familiares e cuidadores, criando estratégias e atividades para lidar com o paciente no dia a dia, supervisionando treinamento prático. É membro colaborador do site Portal do Envelhecimento. Email: simonemanzaro@gmail.com
http://www.portaldoenvelhecimento.com/cuidados/item/3747-empatia-um-adjetivo-que-nao-consta-no-curriculo-do-cuidador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.