segunda-feira, 17 de agosto de 2015

MTur aposta em turismo sensorial para viajantes com deficiência

by Ricardo Shimosakai
Crianças com deficiência participam de visitação ao Zoológico de Brasília onde tem a oportunidade de tocar em animais empalhadosCrianças com deficiência participam de visitação ao Zoológico de Brasília onde tem a oportunidade de tocar em animais empalhados
O Ministério do Turismo aposta na experiência sensorial para enriquecer a experiência do viajante com deficiência. Desta forma, a pasta lidou alguns lugares que oferecem essa possibilidade. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por exemplo, oferece o contato com orquídeas, pés de manjericão, alecrim, sálvia e menta de diferentes texturas e aromas, dispostas especialmente para aguçar os sentidos, principalmente o tato e o olfato.
O Zoológico de Brasília oferece passeios quinzenais a grupos de até 15 pessoas e permite aos visitantes tocar em animais vivos e  empalhados, segundo a diretora de Conscientização Ambiental do Zoológico, Marcelle Silveira.
O sabor e o aroma de bebidas como café e vinho foram apreciados em uma visitação piloto em uma fazenda de Araguari (MG), de acordo com Viviane Lemes, dona de uma agência de viagens que atua em roteiros turísticos relacionados ao café.
Segundo Rosangela Barqueiro, da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, pequenas adaptações são suficientes para incluir o deficiente visual no turismo. “A capacitação de guias e atendentes para lidar com esse tipo de público pode resolver a maior parte dos problemas no segmento”, afirma. Segundo Rosangela, outro desafio é oferecer audiodescrição e textos em braile.
Fonte: Mercado & Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.