segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Coletivo Verde - O que tem dentro de um pote de Nutella?

Link to Coletivo Verde

Posted: 28 Jul 2015 05:55 PM PDT
raiox
Ao vê-la assim – em camadas – parece bem pouco irresistível. Você provavelmente não colocaria seu dedo lá dentro. Como relatado pela “Verbraucherzentrale Hamburg”, organização alemã que lida com informação dos consumidores, este pote visto na imagem nos faz fechar nossos lábios e deixá-los bem apertados.
Duas editoras colocaram dentro de um  pote vazio de Nutella, todos os ingredientes presentes no rótulo da etiqueta, veja o resultado. Um pote cheio, com quase a sua metade de açúcar branco e óleo de palma, e a outra metade com apenas pequenas quantidades de avelãs, cacau e leite em pó desnatado.
Não é a primeira vez que questionamos a qualidade dos produtos da Ferrero. Tanto é que a empresa já tentou impedir estas perguntas. No site da Ferrero, na parte dedicada à propaganda do chocolate da Nutella, existe toda a história de sua origem e seus ingredientes.
Quase um conto de fadas. Assim, descobre-se que todo o açúcar utilizado não é exclusivamente branco e refinado: 75% de açúcar de beterraba e os 25% restantes são de açúcar refinado da cana de açúcar. Além disso, “o óleo de palma – informa a Ferrero, em seu website – torna a Nutella cremosa e melhora o sabor dos outros ingredientes. Sua origem vem da Malásia, Papua Nova Guiné e Brasil, de plantações certificadas pela Roundtable on Sustainable Palm Oil(RSPO)”.
Editoras realizando o experimentoEditoras realizando o experimento
Ainda não basta. “A Ferrero possui o mérito de ser a primeira empresa italiana a se preocupar com a sustentabilidade deste ingrediente, mas isso não é o suficiente – disse Roberto La Pira, diretor da Il FAtto Alimentare (O Fato Alimentar) – como consumidores, queremos ter a possibilidade de escolha. Ao invés disso, continuamos a encontrar à venda, quase que exclusivamente, produtos com óleo de palma. Depois da nossa petição, 15 redes de supermercados se empenharam em reduzir, ou até mesmo eliminar, a gordura tropical de seus produtos, enquanto que outros o cortaram definitivamente, tais como Misura e Gentilini. Outras empresas, como a Barillla, se comprometeram a reduzir o seu uso, mas estas ainda são poucas.
Sabemos é um processo longo e complexo trocar a receita de um produto, mas é possível fazer tranquilamente sem grandes problemas. Enquanto isso, temos apenas um opção disponível. Hoje sabemos onde se encontra o óleo de palma e podemos evitar de comprar os produtos que o contém”.
Artigo traduzido por nosso leitor Rafael Bareli do Huffing Post Italiano

Mas para tudo tem uma solução, que tal Virar a Mesa e fazer a sua própria Nutella?

Ingredientes:
  • 190g de avelãs. Torrar em forno baixo por 10 minutos. Descascar.
  • Moer em um bom liquidificador ou processador.
Acrescentar:
  • 1 xícara de cacau em pó
  • ½ tablete de manteiga
  • 1 xícara de açúcar orgânico demerara ou mascavo
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de creme de leite fresco
Bater tudo com as avelãs menos o creme de leite que vai ser colocado por último para dar o ponto. Coloque em um pote e guarde na geladeira.
Variações: se a avelã estiver cara, faça com amendoim. Fica uma delícia!
Perfeito para o recheios de biscoitos, bolos ou no pão.
Receita do Blog Delícias do Dudu.
http://www.coletivoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.