sábado, 29 de novembro de 2014

Terceira idade

Quatro alimentos para eliminar da dieta

Obesidade é comum em pessoas com mais de 50 anos e faz o processo de envelhecimento acontecer mais rápido

28/11/2014 | 14h01
Má alimentação é um problema comum da terceira idade. Há alguns anos, os nutricionistas preconizavam aos mais velhos alimentos que combatiam o baixo peso e a desnutrição. No Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado neste ano, o Ministério da Saúde chama a atenção para um problema que está do outro lado da moeda: a obesidade.
Na medida em que o processo de envelhecimento acontece, existe uma mudança na composição corporal com a diminuição da massa muscular e o aumento do tecido gorduroso. Isso significa que o gasto energético vai diminuindo. Esse é o famoso “metabolismo lento”. Por isso, com o passar do tempo manter o peso e emagrecer requerem um trabalho maior.
– O guia aponta que devemos, cada vez mais, consumir alimentos in natura e diminuir os produtos. Por exemplo: a barra de cereal e a banana tem calorias próximas, mas a fruta é natural com carboidrato de fibras e vitaminas e a barra pode ter os mesmos nutrientes, mas também possui conservantes, que são péssimos para a saúde – explica a nutricionista Flavia Porto Wieck, professora da Feevale.
A questão não é controlar as calorias, mas pensar na qualidade da alimentação. Se antigamente a noção geral era de de que as pessoas mais velhas eram frágeis. Hoje, a preocupação gira em torno do fato de que eles estão mais obesos do que há alguns anos.
– As gordura saturadas estão cada vez mais presentes no prato das pessoas, seja na carne vermelha seja nas comidas prontas, como os pães, bolos e sorvetes – alerta a nutricionista.
Wieck aponta quais são os quatro alimentos mais prejudiciais à saúde para quem entrou na terceira idade:
Sal
O brasileiro come, em média, 12 gramas de sal por dia, quando a recomendação é de cinco gramas.
– Uma colher de chá rasa tem uma grama. Colheres por dia é o máximo que devemos usar por dia de sal – destaca a nutricionista.
Gorduras
Saturada e hidrogenada. Essa dupla deve ser eliminada do cotidiano das pessoas mais velhas. Isso porque se a tendência é diminuir a produção de massa magra e aumentar a gordura corporal, eliminar a consequências desses produtos do organismo é extremamente difícil para quem já tem chegou aos 50.
Produtos industrializados
Gorduras e conservantes junto aceleram o processo de envelhecimento e contribuem para a obesidade. Além disso, essa dupla faz com que os lipídeos e tecido fibroso formem placas nas parede dos vasos sanguíneos e o resultado é o infarto e aos acidente vascular cerebral. Na lista: sonho, enroladinho, bolo e sorvetes.
Açúcar
Mudanças naturais na percepção do sabor são naturais com o passar dos anos. Por isso, é comum ver as pessoas mais velhas colocando mais açúcar para temperar os alimentos e sentir, de fato, o sabor doce. Daí até o abuso é um passo curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.